Tecnologia

xAI, o concorrente do ChatGPT criado por Elon Musk, terá uma versão de teste em breve


xAI, o concorrente do ChatGPT criado por Elon Musk, terá uma versão de teste em breve
(Foto Reprodução da Internet)

A xAI, empresa de inteligência artificial chefiada por Elon Musk, vai lançar neste sábado (4) a primeira versão de testes do seu modelo de linguagem. A confirmação veio por meio do próprio bilionário, que publicou o aviso em seu perfil na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter.

“Amanhã, a xAI lançará sua primeira IA para um grupo limitado de pessoas. Em muitos aspectos, ela é a melhor de todas que existem agora”, disse o CEO.

Continua depois da publicidade

Por enquanto, não há qualquer detalhe sobre como a IA de Musk vai funcionar e se ela será um chatbot operado no navegador, assim como o ChatGPT, ou incorporado em algum tipo de serviço já existente.

Não sabemos quem vai fazer parte do grupo que vai testar a plataforma.

Continua depois da publicidade

A IA misteriosa de Musk

Antes, o empresário disse que a plataforma tem como objetivo “resolver segredos do universo” e vai usar dados da rede social X como parte das informações para alimentar a IA.

A xAI foi criada em julho de 2023 por Musk para lidar com o crescimento do setor e os chatbots populares que estão sendo lançados. Musk contratou engenheiros que já tinham experiência em outras empresas, como a DeepMind, que é uma filial do Google.

Apesar de ter um nome parecido, ela opera de forma independente do X/Twitter. Ela trabalha em colaboração com outras empresas do bilionário, como a Tesla e a SpaceX.

A logo da empresa de IA de Musk, fundada há menos de seis meses.Fonte:  X.AI

O próprio empresário já esteve envolvido com o tema: por três anos, ele foi um dos presidentes da OpenAI, a dona do ChatGPT, mas deixou a companhia em 2018 para se dedicar aos seus outros empreendimentos.

Atualmente, Elon Musk é um dos críticos mais importantes desse chatbot. Ele fez parte de um grupo que escreveu uma carta pedindo uma “pausa” na pesquisa de chatbots de IA generativa no início de 2023 e também retirou o acesso dos robôs do ChatGPT à API do Twitter.

Mais tarde, Musk anunciou que iniciaria um projeto para “salvar a humanidade” no setor.


🔥 Recomendado para voçê 🔥