Xi Jinping acompanhará Lula em viagem à Rússia por convite de Putin
A viagem de Xi Jinping se estenderá de 7 a 10 de maio. Xi Jinping, Lula e outros líderes mundiais participarão da celebração do Dia da Vitória.

O Kremlin comunicou, no domingo (4/5), que o presidente da China, Xi Jinping, realizará uma visita oficial à Rússia entre os dias 7 e 10 de maio, por convite do presidente Vladimir Putin. O líder chinês participará, em conjunto com outros 20 chefes de estado, das cerimônias oficiais que comemoram o 80º aniversário do Dia da Vitória em Moscou, em 9 de maio. A data celebra a derrota das tropas do regime nazista na Segunda Guerra Mundial.
As conversas bilaterais que ocorrerão durante a visita concentrar-se-ão nos aspectos centrais do desenvolvimento das relações Rússia-China, em termos de parceria abrangente e cooperação estratégica, bem como em questões urgentes das agendas internacional e regional.
Adicionalmente, os dois líderes assinarão vários documentos bilaterais, informou o governo russo, sem detalhar os assuntos.
Esta é a terceira vez que Xi Jinping visita a Rússia desde o início da guerra com a Ucrânia, em fevereiro de 2022. A última visita ocorreu em setembro de 2024. Já Putin visitou Pequim duas vezes: uma em outubro de 2023 e outra em maio de 2024.
LEIA TAMBÉM:
● Trump reverte declaração e afirma não buscar terceiro mandato como presidente
● Powell afirma que não irá ser destituído antes do término de seu cargo no Federal Reserve
● Iranians detidos em operação policial antiterrorismo em Londres
Lula também visitará a Rússia e a China.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também participará das celebrações do Dia da Vitória em Moscou. A visita é vista como um sinal de apoio ao governo de Vladimir Putin, considerando o conflito na Ucrânia.
Janja apresenta desembarque em Moscou e visita ao Kremlin.
O embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, ofereceu ao presidente brasileiro uma visita ao país de Volodymyr Zelensky. Contudo, o governo Lula espera um convite formal das autoridades ucranianas.
Na sexta-feira (10/5), o presidente Lula e sua comitiva embarcam para a China, onde participará da reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), em Pequim. A viagem ocorre em meio à intensificação das tarifas comerciais entre China e Estados Unidos, com impostos mútuos de 145% e 125%, respectivamente.
Fonte: Metrópoles