Internacional

Xi Jinping encontra premiê e expressa o desejo da China de aliviar tensões com a Austrália

Imagem de destaque do Xi Jinping encontra premiê e expressa o desejo da China de aliviar tensões com a Austrália

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou hoje que as relações estáveis entre a China e a Austrália são benéficas para ambos os países e que devem fortalecer sua cooperação para superar as tensões recentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

China e Austrália devem promover o desenvolvimento de sua parceria estratégica à medida que constroem o entendimento e confiança mútuos, disse Xi ao primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, o primeiro líder australiano a visitar Pequim desde 2016.

O encontro aconteceu no salão principal da cidade chinesa.

Albanese transmitiu a Xi que um relacionamento robusto é favorável para o futuro durante seu segundo encontro presencial em um ano, uma reunião que durou mais de uma hora.

Durante décadas, China e Austrália construíram um relacionamento comercial, com Pequim se tornando o maior parceiro comercial de Camberra com compras de alimentos e recursos naturais australianos.

LEIA TAMBÉM!

Mas os laços azedaram depois que a Austrália, em 2017, acusou a China de se intrometer em sua política. No ano seguinte, a Austrália proibiu equipamentos da gigante chinesa de tecnologia Huawei Technologies para sua rede 5G por temores de segurança nacional.

Em 2020, um apelo australiano para uma investigação internacional sobre a origem da pandemia de Covid, que surgiu na cidade chinesa de Wuhan no final de 2019, enfureceu Pequim, que respondeu com bloqueios de várias importações australianas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a deterioração das relações, a China advertiu seus alunos contra estudar na Austrália, citando incidentes racistas, ameaçando um mercado educacional multibilionário.

Albanese tomou medidas para estabilizar as relações depois que se tornou primeiro-ministro em maio do ano passado e se encontrou com Xi nos bastidores de uma cúpula do G20 na Indonésia em novembro.

A China começou a diminuir as barreiras comerciais de forma rápida. Em janeiro, permitiu a importação de carvão e em agosto, eliminou as tarifas sobre a cevada. Recentemente, concordou em rever as tarifas extremamente altas de 218% sobre o vinho australiano.

“Durante a reunião, Albanese falou aos repórteres que era vantajoso para os dois países ter um comércio livre. Isso beneficiava os consumidores na China e também os exportadores na Austrália”, disse ele. “Ele também concordou que o vinho da Austrália é bom.”

Sair da versão mobile