YouTube bloqueia tudo, inclusive no Firefox, e isso pode indicar o fim dos bloqueadores de anúncios
No Mundo Conectado, o YouTube aumenta ações contra bloqueadores de anúncios e impede o uso de falhas no Firefox, obrigando a exibição de anúncios ou a assinatura do Premium.
O YouTube intensificou suas medidas de proteção contra adblockers, notadamente em navegadores como o Firefox. Usuários que anteriormente conseguiam contornar os anúncios agora encontram avisos como “Ad blockers não são permitidos no YouTube” e restrições na reprodução até que o bloqueador seja desativado.
O conflito teve início em maio de 2023, quando o YouTube começou a exibir avisos sobre o uso de bloqueadores de anúncios e, em seguida, passou a impedir a reprodução de vídeos nessas circunstâncias. A empresa sempre buscou a seguinte estratégia: “assista aos anúncios ou contrate o YouTube Premium”.
.
Leia também:
Roteador TP-Link M8550: modelo portátil 5G com tela touchscreen e autonomia de bateria
Clientes da TIM deixam de ter acesso ao serviço de streaming gratuito oferecido pela Deezer
Windows 11 testa nova maneira de transferência de dados sem fio entre computadores
Atualizações contra bloqueadores
Após essa etapa inicial, certos navegadores como Firefox e extensões específicas utilizavam artifícios que contornavam a detecção da plataforma. Recentemente, o YouTube lançou uma atualização que corrige essas falhas, bloqueando reiteradamente aqueles que exploravam essas brechas.
A alteração compreende otimizações no sistema de detecção, por meio de verificações com JavaScript que detectam quando anúncios não são carregados ou chamadas de rede são bloqueadas. Nesses casos, o vídeo é interrompido e exibe um aviso na tela inteira: “desative o adblocker ou torne-se Premium”.
Implementação gradual em todo o mundo.
Relatos internacionais, incluindo da Ásia e Europa, apontam que a implementação ainda está em expansão gradual. Em certas áreas, é possível que usuários consigam contornar os avisos, indicando um lançamento por fases que pode alcançar o mundo inteiro até 2025.
No Reddit e fóruns especializados, aumenta o descontentamento. Usuários declaram: “desista” e “os bloqueadores de anúncios não devem ser permitidos no YouTube”.
X intensifica a disputa legal e envolve a Twitch em processo relacionado ao boicote publicitário.
Planos Premium como alternativa
Esses usuários também destacam que a única opção viável disponibilizada pela plataforma é a assinatura de um dos planos do YouTube Premium, com os seguintes preços no Brasil:
O YouTube busca aumentar sua receita por meio de anúncios.
A implementação de bloqueadores de anúncios ocorre simultaneamente a outras ações da plataforma: em junho de 2024, o YouTube começou a inserir anúncios diretamente nos servidores (server-side ad insertion) e habilitou um monitoramento mais eficiente do uso de extensões bloqueadoras.
Diante de desafios de monetização enfrentados por outras plataformas, o Discord lançou recentemente o sistema de moedas virtuais chamado Orbs, visando diversificar a receita e estimular o engajamento direto entre usuários e criadores.
Outras plataformas estão em litígios relacionados a publicidade. O X (anteriormente Twitter) entrou com ação contra a Twitch devido a um boicote publicitário, gerando debates sobre concorrência, anúncios e liberdade de mercado entre grandes empresas de tecnologia.
O diretor executivo da Rumble provocou controvérsia ao antecipar o declínio da Twitch até 2026, em uma afirmação que espelha a instabilidade e a concorrência no mercado de streaming, considerando as dificuldades dos modelos de receita por meio de anúncios.
7GB ou 16GB de memória? Optando pela sua próxima placa de vídeo!
Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)