Zanin rejeita pedido do PL sobre julgamento de Bolsonaro pelo plenário do STF
O partido fundamentou-se no regimento interno da Corte e solicitou que as decisões das Turmas fossem avaliadas pelo plenário.

O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), recusou um pedido do Partido Liberal para que o caso envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fosse julgado pelo plenário da Corte. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (5).
A proposição da agremiação política é que seja aprovada em sessão plenária pelo STF a competência para julgamento de agentes após deixar o cargo, especificamente em casos de delitos praticados durante o exercício da função pública.
O partido utilizou como base a interpretação do artigo 5º, no inciso I, do Regimento Interno da Corte. No pedido, o partido argumenta que tal dispositivo, ao estabelecer a competência do Plenário para julgar certos crimes cometidos por determinadas autoridades, possui natureza de “lei em sentido material”.
Leia também:

Moraes permite que Bolsonaro receba atendimento médico em casa devido a agravamento de saúde

Lula destaca ‘muita química’ em encontro com papa Leão XIV e o convida para a COP30 no Pará

Moraes mantém prisão domiciliar de Bolsonaro e justifica com risco de fuga e descumprimento de medidas
O ministro entendeu que a situação examinada no processo não se enquadra na hipótese previamente discutida.
A ação não reúne condições de prosseguimento, porque pretende revisitar interpretação conferida à norma regimental pelo próprio Supremo Tribunal Federal, por meio de decisões que inclusive já transitaram em julgado, proferidas pela Primeira Turma.
O ministro afirma que a Primeira Turma no processo da denúncia contra a trama golpista já analisou recursos semelhantes relacionados ao artigo do regimento do STF e que “deveria ser aplicado para reconhecer a persistência de prerrogativa de foro perante o Supremo Tribunal Federal, já que as causas envolvem julgamento de atos praticados no exercício da função”.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)