Zelenski chega à Turquia e afirma que delegação russa é “decorativa”

O presidente ucraniano visita o país para discutir o encerramento do conflito bélico. Na quarta-feira, o Kremlin comunicou que Vladimir Putin não participaria do encontro.

15/05/2025 14h01

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que a delegação russa que chegou em Istambul, na Turquia, para reuniões em busca do fim da guerra, nesta 5ª feira (15.mai.2025), é “decorativa”. O líder russo, Vladimir Putin, não está presente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Zelensky ainda não chegou à cidade. Ele esteve em Ankara, capital turca, para uma reunião com o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan. O líder ucraniano questionou o poder que membros da comitiva russa teriam para tomar decisões sobre o conflito.

“Ainda não sei oficialmente o nível da delegação da Rússia, mas, pelo que pude ver, parece mais em um nível decorativo. Temos que entender qual o nível da delegação russa, qual agenda eles têm e se podem tomar alguma decisão”, disse Zelensky.

LEIA TAMBÉM:

O presidente ucraniano, questionado sobre qual mensagem enviaria a Putin, respondeu: “Estou aqui. Essa é a mensagem”.

Putin, que sugeriu que as negociações para o fim da guerra fossem conduzidas diretamente entre Moscou e Kiev, já havia confirmado que não iria à Turquia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conteúdo das discussões ainda não está claro. O governo de Erdogan afirmou que o presidente turco irá enfatizar a necessidade de um cessar-fogo ser aprovado para encerrar o conflito o mais rápido possível.

Do lado russo, o argumento é que as condições para um tratado de paz se transformaram. Se anteriormente Moscou demandava que a Ucrânia renunciasse às aspirações de aderir à OTAN, o avanço de tropas russas em território ucraniano pode ter modificado a estratégia.

Sim, observou-se alterações na posição da Rússia. Essas mudanças refletem as transformações no cenário, afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, à Reuters.

Zakharova declarou ainda ser grata à China e ao Brasil pelas tentativas de alcançar a paz por meio da diplomacia. Sobre as conversações em Istambul, questionou as intenções da Ucrânia.

“Em relação ao lado ucraniano, o quão prontos eles estão? A que estão dispostos? Eu acho que isso será mostrado, inclusive hoje em Istambul.”

OTAN SE REUNDE NA TURQUIA

Além das reuniões entre Rússia e Ucrânia e Zelensky e Erdogan, ministros das Relações Exteriores de países membros da OTAN se reunirão em Antalya, no sul da Turquia, nesta 5ª feira (15.mai). O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, estará presente.

O representante turco Hakan Fidan declarou que existe uma nova chance para que Rússia e Ucrânia cheguem a um acordo de paz. Ele espera que as negociações em Istambul “escrevam um novo capítulo”.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.