Zelenski chega à Turquia e afirma que delegação russa é “decorativa”
O presidente ucraniano visita o país para discutir o encerramento do conflito bélico. Na quarta-feira, o Kremlin comunicou que Vladimir Putin não participaria do encontro.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que a delegação russa que chegou em Istambul, na Turquia, para reuniões em busca do fim da guerra, nesta 5ª feira (15.mai.2025), é “decorativa”. O líder russo, Vladimir Putin, não está presente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Zelensky ainda não chegou à cidade. Ele esteve em Ankara, capital turca, para uma reunião com o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan. O líder ucraniano questionou o poder que membros da comitiva russa teriam para tomar decisões sobre o conflito.
“Ainda não sei oficialmente o nível da delegação da Rússia, mas, pelo que pude ver, parece mais em um nível decorativo. Temos que entender qual o nível da delegação russa, qual agenda eles têm e se podem tomar alguma decisão”, disse Zelensky.
LEIA TAMBÉM:
● Reino Unido autoriza fundos estatais a detêm 15% de participações em jornais
● Trump nomeia médica favorável à psilocibina como “porta-voz” da saúde
● Tribunal espanhol descarta pedido de extradição de Mauro Henrique da Silva, conhecido como Mauro Siciliano
O presidente ucraniano, questionado sobre qual mensagem enviaria a Putin, respondeu: “Estou aqui. Essa é a mensagem”.
Putin, que sugeriu que as negociações para o fim da guerra fossem conduzidas diretamente entre Moscou e Kiev, já havia confirmado que não iria à Turquia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O conteúdo das discussões ainda não está claro. O governo de Erdogan afirmou que o presidente turco irá enfatizar a necessidade de um cessar-fogo ser aprovado para encerrar o conflito o mais rápido possível.
Do lado russo, o argumento é que as condições para um tratado de paz se transformaram. Se anteriormente Moscou demandava que a Ucrânia renunciasse às aspirações de aderir à OTAN, o avanço de tropas russas em território ucraniano pode ter modificado a estratégia.
Sim, observou-se alterações na posição da Rússia. Essas mudanças refletem as transformações no cenário, afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, à Reuters.
Zakharova declarou ainda ser grata à China e ao Brasil pelas tentativas de alcançar a paz por meio da diplomacia. Sobre as conversações em Istambul, questionou as intenções da Ucrânia.
“Em relação ao lado ucraniano, o quão prontos eles estão? A que estão dispostos? Eu acho que isso será mostrado, inclusive hoje em Istambul.”
OTAN SE REUNDE NA TURQUIA
Além das reuniões entre Rússia e Ucrânia e Zelensky e Erdogan, ministros das Relações Exteriores de países membros da OTAN se reunirão em Antalya, no sul da Turquia, nesta 5ª feira (15.mai). O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, estará presente.
O representante turco Hakan Fidan declarou que existe uma nova chance para que Rússia e Ucrânia cheguem a um acordo de paz. Ele espera que as negociações em Istambul “escrevam um novo capítulo”.
Fonte: Poder 360