Zelensky declara estar preparado para encontro com Putin na quinta-feira
Reunião prevista para 15 de maio deve ocorrer na Turquia; ucraniano espera que russo não “procure desculpas” para não comparecer.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro), espera se encontrar com o líder russo, Vladimir Putin (Rússia Unida, centro), na quinta-feira (15.mai.2025). O russo já havia afirmado que as conversas para o fim da guerra fossem tratadas diretamente com Kiev em Istambul (Turquia).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estarei na Turquia”, declarou Zelensky, no domingo (11 de maio), em seu perfil no X (antigo Twitter). “Espero que Putin também vá à Turquia. Pessoalmente. E espero que, desta vez, Putin não fique procurando desculpas para não poder comparecer”, disse.
Putin defendeu a eliminação pelas causas raízes do conflito e a restauração de uma “paz duradoura” em vez de uma pausa temporária, durante um discurso transmitido na televisão aos russos no domingo (11.mai).
Leia também:

Brasil e China acreditam que apenas o diádireto poderá encerrar a guerra na Ucrânia

Lula afirma que solicitará a Putin sua participação nas negociações com a Ucrânia

Lula afirma que solicitará a Putin a negociação do fim da guerra na Ucrânia
“Nossa proposta está na mesa. A decisão agora está nas mãos das autoridades ucranianas, que parecem ser guiadas por suas próprias ambições políticas e não pelo interesse do povo”, declarou Putin.
Zelensky declarou que esperava um cessar-fogo a partir de segunda-feira, 12 de maio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esperamos um cessar-fogo – essa proposta está sobre a mesa. Um cessar-fogo total e incondicional, que dure o suficiente para fornecer a base necessária para a diplomacia, poderia aproximar significativamente a paz. A Ucrânia já propõe isso há muito tempo, nossos parceiros estão propondo e o mundo inteiro está clamando por isso. Aguardamos uma resposta clara da Rússia.
A Rússia precisa cessar esta guerra de qualquer forma. Os assassinatos devem parar. As forças ucranianas estarão prontas para responder simetricamente para garantir a justiça. Ouvimos repetidamente de nossos parceiros que eles estão preparados para reforçar as sanções contra a Rússia se Putin rejeitar um cessar-fogo. O tempo dirá. Aqui na Ucrânia, não temos absolutamente nenhum problema em negociar, estamos prontos para qualquer formato.
Zelensky afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), manifestou apoio às negociações para o fim da guerra.
Trump afirmou que Putin não deseja assinar um acordo de cessar-fogo com a Ucrânia, mas sim se reunir na quinta-feira (15.mai) para negociar um possível fim ao conflito.
Antes da fala de Zelensky, o americano declarou que a Ucrânia deveria concordar “imediatamente” com a proposta de reunião apresentada pela Rússia.
Pelo menos assim, a Ucrânia poderá decidir se um acordo é possível ou não e, caso não seja, os líderes europeus e os EUA saberão exatamente como está a situação, podendo agir de acordo.
Fonte: Poder 360