Trump e Zelensky discutem guerra na Ucrânia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (17) que seu homólogo russo, Vladimir Putin, deseja encerrar a guerra com a Ucrânia. No entanto, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acredita que Putin “não está pronto” para a paz. Durante uma reunião na Casa Branca, um dia após Trump retomar contato telefônico com Putin, o republicano sugeriu que seria precipitado enviar mísseis Tomahawk de longo alcance à Ucrânia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump expressou a esperança de que a paz com a Rússia possa ser alcançada antes de considerar o envio dos mísseis. “Com sorte, eles não vão precisar deles. Com sorte, poderemos acabar com a guerra sem pensar nos Tomahawks”, afirmou Trump a jornalistas, enquanto estava ao lado de Zelensky na Sala do Gabinete da Casa Branca.
Zelensky busca apoio militar dos EUA
Zelensky está tentando convencer o presidente americano a fornecer à Ucrânia os mísseis Tomahawk, que têm a capacidade de atingir alvos dentro do território russo. Trump anunciou na quinta-feira (16) que se encontrará com Putin em Budapeste, em uma nova tentativa de resolver o conflito que começou com a invasão russa da Ucrânia em 2022.
LEIA TAMBÉM!
As negociações entre os líderes refletem a complexidade da situação e a busca por uma solução pacífica para o conflito em andamento.