O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, o vice-presidente dos Estados Unidos JD Vance e o vice-presidente brasileiro Geraldo Alckmin estão na lista de confirmados do Vaticano para a missa inaugural do papa Leão XIV, no domingo (18).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A celebração na Praça de São Pedro representa um momento crucial no início do papado de Leão XIV, em sua função de líder dos 1,4 bilhão de católicos romanos globalmente.
A delegação americana será liderada pelo vice-presidente dos EUA, JD Vance, junto com o secretário de Estado Marco Rubio. A cerimônia poderá ser também o cenário para negociações sobre a guerra na Ucrânia, considerando que no funeral do papa Francisco, o presidente Donald Trump e o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, tiveram uma breve conversa no Vaticano.
LEIA TAMBÉM!
Rubio conversou no sábado (17) sobre os esforços para encerrar a guerra com o cardeal Matteo Zuppi, que atuou como representante do papa Francisco no conflito Rússia-Ucrânia.
Em declarações a repórteres antes da reunião, o principal diplomata dos EUA sugeriu que o Vaticano poderia ser um local para facilitar o diá. “Eu não classificaria isso como ideal, mas certamente é um lugar onde ambos os lados se sentiriam à vontade para ir”, disse Rubio aos repórteres.
A cerimônia contará com a presença de outros chefes de Estado, incluindo a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, o chanceler alemão Friedrich Merz e a presidente do Peru, Dina Boluarte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Brasil contará com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin. O presidente Lula participou das cerimônias semanas antes, no funeral do papa Francisco.
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, visitará o Vaticano, no mesmo dia em que o país realiza eleições gerais para determinar a nova composição do parlamento e, o novo chefe de governo.
Confira a lista dos principais nomes:
A CNN Brasil transmitirá a missa de início do pontificado do papa Leão XIV neste domingo (18), a partir das 5h (horário de Brasília).
Fonte: CNN Brasil