Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Saúde
  3. Zonas Azuis: indivíduos realmente vivem mais nesses locais? Compreenda

Zonas Azuis: indivíduos realmente vivem mais nesses locais? Compreenda

A discussão sobre teorias acerca de regiões notórias por possuirem habitantes centenários é abordada na comunidade científica.

Por: Redação ZéNewsAi

08/06/2025 6:19

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

As chamadas “Zonas Azuis” são cinco regiões do planeta, reconhecidas globalmente por apresentarem uma concentração de idosos com boa saúde, autonomia e expectativa de vida superiores à média.

A teoria de que essas áreas seriam verdadeiros “pontos” de longevidade tem sido contestada por estudos recentes. Pesquisadores questionam os dados que a sustentam e identificam possíveis erros nos registros que originaram o conceito.

Leia também:

Ministério da Saúde lança vacina contra VSR: Proteção para gestantes e bebês em todo o Brasil!

Ministério da Saúde lança vacina contra VSR: Proteção para gestantes e bebês em todo o Brasil!

Menopausa Precoce Após Câncer: Desafios e Empoderamento da Mulher

Menopausa Precoce Após Câncer: Desafios e Empoderamento da Mulher

Julianne Pessequillo detalha: Cuidado em casa revoluciona saúde de idosos no Brasil

Julianne Pessequillo detalha: Cuidado em casa revoluciona saúde de idosos no Brasil

O que é uma “Zona Azul”?

O termo foi introduzido em 2004 pelo jornalista e explorador da National Geographic, Dan Buettner, após sua visita à ilha de Okinawa, no Japão.

A expedição de Buettner e sua equipe revelou comunidades com longevidade notavelmente superior à média mundial, apresentando uma alta concentração de centenários e baixas incidências de doenças crônicas associadas ao envelhecimento.

São elas: Okinawa (Japão), Sardenha (Itália), Ikaria (Grécia), Nicoya (Costa Rica) e Loma Linda (Califórnia, EUA).

Nove fatores foram associados à longevidade:

Em 2010, foi lançado um livro sobre o assunto, que se tornou um dos mais vendidos do The New York Times e possibilitou a publicação de uma série de nove obras assinadas por Buettner.

Resultados são cientificamente válidos?

Apesar do caráter inspirador, estudos recentes indicam inconsistências na base que fundamenta as Zonas Azuis.

Uma pesquisa (ainda em avaliação por pares) do demógrafo Saul Justin Newman, da Universidade de Oxford, aponta padrões que sugerem falhas nos registros civis, fraudes fortuitas e até manipulação de dados envolvendo indivíduos com idades consideravelmente avançadas.

Newman identificou que:

Newman, em seu artigo, argumenta que esses padrões sugerem que diversas idades extremas das Zonas Azuis podem não ser autênticas.

A longevidade não seria consequência do modo de vida regional, mas sim de falhas, informações incorretas, fraudes previdenciárias ou substituições de identidade (como a utilização de documentos de familiares falecidos). O trabalho do pesquisador lhe garantiu o Prêmio IgNobel de Demografia em 2024.

O que mais podemos obter das Zonas Azuis?

Apesar das críticas, os especialistas concordam que os hábitos de vida observados nas Zonas Azuis ainda possuem algum valor para as metas de longevidade e qualidade de vida.

Estudos de coorte e metanálises apontam que uma alimentação saudável, a prática regular de exercícios físicos, o apoio social e a saúde mental diminuem o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, câncer e declínio cognitivo. Há evidências consistentes de que esses fatores estão associados tanto à longevidade quanto à melhor qualidade de vida na velhice, conforme afirma Ana Carolina Garcia e Garcia, geriatra e diretora da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo.

Uma lição importante reside na valorização de conexões sociais e da vida com propósito como mecanismos para uma saúde mental plena.

Ter um propósito para despertar diariamente e se sentir conectado com as pessoas está associado a níveis mais baixos de estresse, mais felicidade e maior longevidade. Isso reforça a ideia de que saúde não é só física, mas também emocional e social, afirma Bernardo Guimarães, especialista em endocrinologia e nutrologia.

No entanto, Ana Carolina destaca que a influência precisa desses fatores na longevidade extrema (supercentenários) ainda é discutida, considerando que fatores genéticos, acesso à saúde e aspectos socioeconômicos exercem um papel importante.

A principal aprendizagem é que a prática de hábitos diários tem grande impacto na saúde e na longevidade. Conexão social, propósito de vida e bem-estar mental são tão importantes quanto alimentação e exercício físico. Políticas públicas que favoreçam ambientes saudáveis podem gerar populações mais longevas e felizes, mesmo fora das Zonas Azuis, concluiu a médica.

Pesquisadores identificam gene que pode estar relacionado à longevidade.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
longevidadequalidade vidaregiões centenáriassaúde centenáriosZonas Azuis
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Forbes Money

Paramount lança oferta hostil por Warner Bros. desafiando Netflix e reacendendo disputa regulatória

08/12/2025 12:19 | 2 min de leitura

● Santos Prioriza Permanência de Neymar Após Temporada Frustrante e Planejamento 2026

08/12/2025 13:35 | 1 min de leitura

● Terremoto de 7,6 Sacode Japão e Desencadeia Alerta de Tsunami em Massa!

08/12/2025 12:25 | 1 min de leitura

● Trump Alerta sobre Poder da Netflix após Aquisição da Warner Discovery

08/12/2025 13:43 | 1 min de leitura

● Domingão com Huck Surpreende Audiência com Recorde de Pontos e "Dança dos Famosos"

08/12/2025 12:26 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!