A ANM está supervisionando uma barragem da Vale em Mariana, Minas Gerais, devido a problemas de estrutura - ZéNewsAi

A ANM está supervisionando uma barragem da Vale em Mariana, Minas Gerais, devido a problemas de estrutura

14/11/2023 às 1h12

Por: José News
Imagem PreCarregada
O rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, cujos donos são a Vale a anglo-australiana BHP, causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. Inicialmente, a mineradora havia afirmado que duas barragens haviam se rompido, de Fundão e Santarém. No dia 16 de novembro, a Samarco confirmou que apenas a barragem de Fundão se rompeu. Local: Distrito de Bento Rodrigues, Município de Mariana, Minas Gerais. Foto: Rogério Alves/TV Senado

Hoje, a Agência Nacional de Mineração (ANM) enviou uma equipe para fiscalizar as pilhas de estéril da Mina de Fábrica Nova da Vale, em Santa Rita Durão, Mariana (MG). O estéril é um produto sem valor econômico.

Continua depois da publicidade

Participam da vistoria a Defesa Civil de Mariana, a Defesa Civil de Minas Gerais, o Ministério Público de Minas Gerais, a Agência Nacional de Mineração e a Fundação de Meio Ambiente de Minas Gerais.

Na última sexta-feira (10), a ANM interditou e suspendeu de imediato as atividades de disposição de estéril em pilhas da Mina de Fábrica Nova por não comprovação da estabilidade das estruturas.

Devido à interdição, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está investigando as razões por trás dela. O órgão afirmou que irá divulgar informações mais detalhadas ainda esta semana.

De acordo com a Prefeitura de Mariana, a população local não precisa sair de suas casas e não há perigo imediato para eles.

LEIA TAMBÉM:

“A partir da reunião, será elaborado um documento sobre a integridade das pilhas e a continuidade das atividades de mineração no local. Não há definição de evacuação de moradores da região”, informou a prefeita por meio de nota.

Questionada pela CNN Brasil, a Vale informou que “a empresa acompanha vistoria da ANM e Defesa Civil para os esclarecimentos necessários sobre as condições de estabilidade das estruturas, que permanecem inalteradas. Importante reforçar que as estruturas geotécnicas da companhia são monitoradas permanentemente por equipe técnica especializada.”

ANM
Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.