Na quinta-feira, um avião da FAB partirá ao Cairo para buscar o segundo grupo de brasileiros em Gaza
06/12/2023 às 17h25
O avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) vai decolar nesta quinta-feira (7) às 9h do Rio de Janeiro com destino ao Cairo, no Egito. A missão é resgatar um grupo de 102 brasileiros e seus familiares que estão na Faixa de Gaza.
A aeronave com 200 lugares também levará 11 toneladas de alimentos para ajuda humanitária à Gaza. Segundo apurado, o avião ficará na capital egípcia aguardando a liberação dos brasileiros.
Diplomatas acreditam que Israel e Egito darão permissão para que os brasileiros saiam da área de conflito a partir de quinta-feira (7). A lista com os nomes foi entregue no final de novembro aos responsáveis pelo controle da passagem de Rafah.
Um brasileiro do grupo disse que as famílias foram orientadas a se preparar, porque a hora de sair está próxima.
O Itamaraty está em contato constante com o grupo e também está fornecendo suprimentos, abrigo, transporte e apoio psicológico online.
Leia também:
Senadores aprovam 20% de imposto em compras estrangeiras até US$ 50
Justiça decide que compras de até US$ 100 não precisam pagar Imposto de Importação
O TSE estabeleceu regras para o uso de IA e baniu deepfakes nas Eleições 2024; veja as leis
A representação do Brasil na Palestina informou nesta quarta-feira (6) que já reuniu 85 brasileiros e familiares na cidade de Rafah, na fronteira da Faixa de Gaza com o Egito. Eles foram acomodados em quatro imóveis alugados pelo governo brasileiro.
Do grupo de 85 pessoas, 74 estavam em Khan Yunis, uma cidade ao Sul de Gaza. Eles foram retirados de lá e levados de ônibus para Rafah. Essa operação terminou no sábado (2), como foi mostrado pela CNN. As outras 11 pessoas estavam em Deir Al Balah e Nuseirat.
Além do grupo em Rafah, há mais 17 pessoas em cidades próximas aguardando repatriação e sendo acompanhadas pelos diplomatas.
“Conseguimos concentrar 85 brasileiros e familiares próximos em Rafah, retirando-os dos teatros de operações mais intensos de Khan Younes, Deir al Balah e do campo de refugiados de Nuseirat, e colocando-os muito próximos do passo de fronteira. Aguardamos apenas a autorização para a evacuação”, afirmou o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas.