Papa Leão XIII elaborou um documento relevante acerca dos trabalhadores

O último papa a utilizar o nome “Leão” foi o anterior, que assumiu o cargo nesta quinta-feira (8).

08/05/2025 20h31

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O novo papa foi anunciado na tarde de quinta-feira (8), após a finalização de um conclave que durou dois dias. O novo líder da Igreja Católica escolheu o nome Leão XIV, sendo o primeiro a utilizar o nome “Leão” em mais de um século.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O último a utilizá-lo foi o papa Leão XIII, nascido Vincenzo Gioacchino Pecci, que exerceu o cargo de 1878 a 1903.

O papa anterior, que representava o 256º no histórico da Igreja, é recordado, entre outros motivos, por ter elaborado a renomada Encíclica Rerum Novarum, uma carta aberta lançada em maio de 1891 e um dos primórdios em abordar questões sociais e econômicas na Igreja, além dos temas da doutrina social.

Leia também:

De acordo com a Enciclopédia Britânica, diversos católicos consideravam o documento, que abordava as transformações tecnológicas da Revolução Industrial e seus efeitos sobre os trabalhadores, um dos mais relevantes da Igreja, além de ser notavelmente progressista para a época de sua publicação.

A encíclica ainda é considerada atual e, segundo a Vatican News, foi seguida por outros dois papas: Paulo VI e João Paulo II.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nome selecionado em mais de cem anos

Ao optar por reviver o nome de Leão XIV, o Papa pode estar indicando suas prioridades, lembrando um pontífice reconhecido por sua dedicação à justiça social, salários adequados e condições de trabalho seguras.

O Papa Leão XIV, em seu pronunciamento na sacada da Basílica de São Pedro, afirmou que a Igreja ainda pode escutar a voz fraca, porém corajosa, de seu antecessor, Papa Francisco.

O nome Leão deriva do latim “Leon”, indicando força e bravura.

O primeiro papa Leão, que atuou no século V, é conhecido como “Leão, o Grande”, sendo recordado por convencer Âtila, o Huno, a cessar sua invasão e evitar a destruição do Império Romano.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.