A África reporta cerca de 49 mil casos confirmados de Mpox

Em decorrência do surto em pelo menos 28 países, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, relata que o número de óbitos relacionados à doença…

1 min de leitura

Karanrhada (Congo, The Democratic Republic Of The), 03/09/2024.- A mpox patient receives treatment at the Kavumu hospital in Karanrhada, Kamavu, South Kivu province, Democratic Republic of Congo, 03 September 2024. According to UNICEF, the Democratic Republic of Congo reports the highest number of cases, with over 18,000 suspected infections and 629 fatalities, 463 of them children. The World Health Organization (WHO) director-general on 14 August declared the ongoing outbreaks of mpox in Congo and elsewhere in Africa a Public Health Emergency of International Concern (PHEIC). Mpox causes fever, rash, and lesions all over the body, severe headaches, and fatigue. (Niza) EFE/EPA/MICHAEL LUNANGA

Após um ano da declaração de emergência em saúde pública de importância internacional devido a um surto na República Democrática do Congo e localidades vizinhas, a mpox já contabiliza quase 50 mil casos confirmados em pelo menos 28 países africanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou que o número de mortes associadas à doença e as taxas de mortalidade provocadas pelo vírus são baixas. “No entanto, para pacientes imunocomprometidos, principalmente aqueles com HIV não controlado, o risco permanece alto.”

Observamos uma capacidade crescente nos países para gerenciar surtos de mpox, escreveu Tedros em seu perfil na rede social X, ao citar que a declaração de emergência em saúde pública, há um ano, ajudou a arrecadar os recursos necessários para controlar os surtos da doença.

LEIA TAMBÉM!

O diretor-geral alertou, entretanto, que “cortes drásticos” na ajuda externa dificultam os esforços no combate à doença, impactando o acesso a vacinas e diagnósticos, além da implementação integral de medidas de saúde pública.

O diretor-geral da OMS, Tedros, solicitou que todos os países permaneçam atentos e deem prioridade ao controle de surtos, e pediu aos países doadores que mostrem solidariedade e apoio para o encerramento da emergência global.

A doença

A mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As lesões podem ser planas ou ligeiramente elevadas, preenchidas com líquido transparente ou amarelado, podendo formar crostas que secam e se desprendem. O número de lesões pode variar de poucos casos a milhares. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e na planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo a boca, os olhos, os órgãos genitais e o ânus.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte por: Jovem Pan

Sair da versão mobile