A Agência Internacional de Energia Atômica não detecta mudanças nos níveis de radiação no Irã, mas promove reunião de emergência para analisar a situação
As instalações nucleares que foram alvo de ataques incluem Fordow, Natanz e Isfahan, todas consideradas centros de enriquecimento de urânio.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou que não observou mudanças nos níveis de radiação nas três instalações nucleares iranianas que sofreram ataques dos Estados Unidos. O diretor da AIEA, Rafael Mariano Grossi, reuniu uma cúpula de emergência para analisar a situação no Irã. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os ataques foram “extremamente bem-sucedidos” e constituem uma resposta americana a um conflito iniciado em 13 de junho, quando Israel se envolveu em hostilidades. Trump ressaltou que o Irã deve buscar a paz, caso contrário, enfrentará consequências ainda mais severas.
As instalações nucleares que foram atacadas são Fordow, Natanz e Isfahan, todas reconhecidas como centros de enriquecimento de urânio. A situação gerou preocupações internacionais sobre a segurança e a estabilidade na região, principalmente em relação ao programa nuclear iraniano. A convocação da AIEA para uma reunião de emergência reflete a urgência em monitorar os desdobramentos e as possíveis consequências dos ataques.
Reportagem produzida com auxílio de IA.
Leia também:
Ajuda Humanitária Chega a Gaza Após Cessar-Fogo: ONU e PMA Avaliam Entregas
Senado encerra emergência e tarifas: voto apertado e apoio republicano
Eleições 2026 e Nova Lei de Estrangeiros: Cenário Político em Portugal
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)