A Honda projeta uma redução de 59% no lucro no exercício fiscal, devido às taxas nos Estados Unidos

Empresa anunciou a suspensão do plano de desenvolvimento de uma cadeia de suprimentos para veículos elétricos.

13/05/2025 14h54

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A Honda Motor previu uma queda de 59% nos lucros no ano fiscal atual e anunciou a suspensão de um plano para construir uma cadeia logística de veículos elétricos no Canadá, devido à incerteza causada pelas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A segunda maior fabricante do Japão projeta que o lucro operacional total seja de 500 bilhões de ienes (US$3,38 bilhões) até 31 de março de 2026, em comparação com 1,21 trilhão de ienes no ano anterior.

A previsão da Honda reflete a dificuldade enfrentada pelos fabricantes de automóveis para lidar com as tarifas de Trump sobre veículos fabricados no exterior, somado ao impacto do crescimento de produtores chineses de veículos elétricos.

Leia também:

A Honda também informou que adiará por “aproximadamente dois anos” um plano divulgado em abril de 2024 para a criação de uma cadeia logística de veículos elétricos em Ontário, no Canadá.

A decisão foi tomada em razão da atual desaceleração da demanda por veículos elétricos, segundo a empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As negociações entre Honda e Nissan para a fusão foram interrompidas no início deste ano, ainda com acordo para cooperação em tecnologia.

Essas alianças são cada vez mais importantes para as montadoras enfrentarem a ameaça das empresas de veículos elétricos em rápida evolução, especialmente na China.

Apesar da difícil situação da indústria automotiva, a Honda buscará novas direções de crescimento por meio de parcerias estratégicas, afirmou Toshihiro Mibe, chefe-executivo da empresa, em coletiva de imprensa.

Ele declarou que não ocorreu nenhum avanço na possível parceria com a Nissan após as negociações terem sido suspensas em fevereiro.

A Honda espera um impacto de 650 bilhões de ienes em seu lucro operacional no ano fiscal de 2026 devido às tarifas em vários países, dos quais 300 bilhões de ienes se devem ao impacto sobre as importações de cerca de 550 mil carros prontos.

A empresa previu que poderá compensar aproximadamente 200 bilhões de ienes através das tarifas, buscando reduzir seu efeito.

Uso de água pura no radiador é perigo para o motor: veja o que utilizar.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.