A indústria pesqueira busca a retomada do mercado na UE frente às tarifas aplicadas pelos EUA

A comercialização de produtos pesqueiros brasileiros para a União Europeia foi interrompida em 2018, em razão de questionamentos sobre o cumprimento das…

08/08/2025 13h44

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
SP - SÃO JOSÉ/PÁSCOA/PESCADOS - GERAL - Vendas de peixes e frutos do mar em feira livre do Jardim São Dimas, na região central de São José dos Campos, no interior de São Paulo, nesta quarta-feira, 16 de abril de 2025. Com a proximidade do feriado de Páscoa, aumenta a busca por sardinha, bacalhau, cação, salmão, camarão e lula. 16/04/2025 - Foto: LUCAS LACAZ RUIZ/ESTADÃO CONTEÚDO

O setor pesqueiro brasileiro espera uma resposta das autoridades da União Europeia para retomar a exportação de pescado para os países do bloco. A negociação tornou-se mais urgente após os Estados Unidos incluírem o produto na lista de itens sobretaxados, o que na prática inviabilizou o comércio com o mercado norte-americano. A taxa de 50% imposta pelo governo de Donald Trump funciona como um embargo econômico, forçando o Brasil a buscar alternativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A União Europeia é um mercado fechado para o pescado brasileiro desde 2018, devido a alegações de não conformidade com as condições sanitárias exigidas. No entanto, há suspeitas de que a medida também sirva como uma forma de protecionismo para a indústria local.

Com informações de Soraya Lauand e Roberto Nonato.

LEIA TAMBÉM:

Reportagem elaborada com o uso de inteligência artificial.

Fonte por: Jovem Pan

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.