A montadora francesa Citroën atingiu a marca de 1 milhão de veículos produzidos no Brasil. Confira os modelos que marcaram essa história
A Citroën Basalt Shine representa o milhão de veículos produzidos em Porto Real, e a montadora planeja introduzir um novo modelo relevante.

A Citroën alcançou um marco importante na última segunda-feira (19), ocupando a 13ª posição no ranking de vendas no Brasil. A fábrica de Porto Real, no sul do Rio de Janeiro, completou a produção da unidade número 1 milhão, sendo um exemplar do Citroën Basalt Shine na cor vermelho rubi. A unidade comemorativa marca a preparação da Stellantis no RJ para produzir um modelo inédito em 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A trajetória da Citroën no Brasil iniciou-se nas décadas de 1920, através de importadores e representantes que comercializavam os modelos fabricados na França. Após o período de restrições durante a regime militar, a marca francesa retomou suas atividades no país em 1991, com Sérgio Habib como representante oficial, atualmente presidente da JAC Motors. A produção local somente deu início 20 anos depois.
O complexo industrial, atualmente parte do Polo Automotivo Stellantis, começou suas operações em 2001 com a fabricação do monovolume Citroën Xsara Picasso. Desde então, o local hospedou a produção de 11 modelos, incluindo as diversas gerações do hatchback C3 e do SUV Aircross, além do C4 Cactus, entre outros. Adicionalmente, também fabricou veículos da Peugeot. Em 2025, a Citroën atingiu a marca de 1.000.000 carros.
LEIA TAMBÉM:
● Fiat Pulse 2026 foca em aprimoramentos para enfrentar a concorrência da Volkswagen
● Qual o melhor carro urbano do mundo? Modelo é vendido no Brasil
● Ranger Raptor “voa” em Canoa Quebrada: conheça a picape
A Citroën sempre imprimiu em sua história a busca constante em entregar design, conforto, inovação e o prazer de dirigir aos seus clientes, estando a bordo de um Citroën Xsara Picasso, um Citroën Aircross ou um Citroën Basalt.
Nos próximos anos, Porto Real se tornará o polo de produção de outro modelo relevante para a Stellantis: o Jeep Avenger. Para isso, há o plano de investimento de R$ 3 bilhões até 2030. O aporte busca ampliar a capacidade produtiva e integrar novos fornecedores. “Este número reforça a importância da estratégia da fábrica para a Stellantis na América do Sul e pavimenta o caminho para um futuro promissor”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Citroën Basalt
A unidade fabril produz atualmente três modelos da Citroën: C3, Aircross e Basalt. O último foi selecionado para adornar o milionário automóvel. Com 4,34 de comprimento e distância entre eixos de 2,64 metros, o Basalt se sobressai pela coluna C proeminente, que remete a um carro com visual esportivo e resistente.
As luminárias atraem a atenção pelo design que se estende lateralmente e, embora não utilizem LED, produzem uma marca luminosa distinta. Um outro aspecto do design são os “Color Touchs”, pequenos detalhes de cor que identificam visualmente as diferentes versões.
O Basalt é disponibilizado com duas opções de motorização. A primeira é o motor 1.0 Firefly, que fornece até 75 cavalos de potência, combinado com câmbio manual de cinco marchas. Segundo o fabricante, alcança até 14,6 km/l na estrada com gasolina. A outra opção motor Turbo 200, que entrega até 130 cv de potência e é acoplado a uma transmissão automática CVT de sete marchas, oferecendo três modos de condução: normal, Eco e Sport.
A Citroën lança uma condição especial de comemoração pelo marco de 1.000.000 veículos fabricados: bônus de até R$ 6.000 na troca do carro usado, financiamento com taxas promocionais e prazos diferenciados.
A Citroën produziu veículos no Brasil.
• Primeiro veículo produzido: Citroën Xsara Picasso (lançamento industrial: dez/2000 e lançamento comercial: mar/2001)
Novo Citroën C3 turbo apresenta versão PCD e para taxistas; veja preços.
Fonte: CNN Brasil