A PF concluiu que Braga Netto teve um papel central na implementação de estratégias para difamar o sistema eleitoral
A PF identificou mensagens em um grupo de WhatsApp chamado Eleições 2022, com seis integrantes, incluindo Braga Netto e Peregrino.

A Polícia Federal (PF) concluiu que o general Braga Netto, preso desde dezembro de 2024, atuou como “figura central” na implementação de estratégias para desacreditar o sistema eleitoral brasileiro durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A PF encontrou mensagens em um grupo de WhatsApp denominado Eleições 2022, composto por seis pessoas, entre elas, Braga Netto e Peregrino. “As trocas de mensagens confirmaram a atuação do general Braga Netto como uma figura central para a implementação das estratégias visando desacreditar o sistema eleitoral e o pleito de 2022”, diz o relatório, produzido após a análise do celular do coronel do Exército Flávio Botelho Peregrino, ex-assessor de Braga Netto. Peregrino foi ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro e candidato a vice na chapa das eleições de 2022.
Os investigadores indicam que os citados participaram da elaboração de um documento com informações falsas sobre fraude nas urnas. Eles também apontaram o envio de dados falsos para sustentar a ação em que o PL alegou ao TSE suspeitas de fraude no primeiro turno das eleições de 2022. A PF também alega que o grupo atuou na disseminação de desinformação, a partir de “estudos falsos” para desacreditar as eleições presidenciais. O conteúdo era repassado a influenciadores digitais que são apoiadores de Bolsonaro, entre os quais o argentino Fernando Cerimedo. Braga Netto está detido sob a acusação de obstruir a investigação sobre a tentativa de golpe de Estado e tentar obter detalhes dos depoimentos de Delcio Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
Com informações da Agência Brasil
Leia também:

União Brasil convoca reunião para decidir futuro de Sabino após recuo

Alexandre Frota perde mandato e encerra disputa política após caso Wyllys

Moro é réu no STF: Primeira Turma mantém acusação por acusações contra Gilmar Mendes
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)