A Universidade Federal do Rio Grande do Norte é reconhecida como a segunda melhor instituição de ensino superior da região Nordeste e a 15ª no país
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) alcança a 2ª posição entre as instituições de ensino superior do Nordeste, conforme o ranking 2025 do Center for World University Rankings (CWUR), publicado nesta segunda-feira (2). Dentre as universidades brasileiras, a UFRN figura na 15ª colocação, elevando-se um posto em comparação com a lista de 2023, e […]

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) alcançou a 2ª melhor instituição de ensino superior do Nordeste, conforme o ranking 2025 do Center for World University Rankings (CWUR), divulgado na segunda-feira (2). Entre as universidades brasileiras, a UFRN ocupa a 15ª posição, avançando uma posição em relação à lista divulgada no ano anterior, e figura na 951ª colocação no top 2000 do ranking, entre as melhores do mundo.
Conforme o professor Alexandre Queiroz, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), a UFRN tem apresentado uma trajetória de crescimento consistente nos rankings internacionais, refletida também nos indicadores nacionais, como ENADE, CAPES, IGC e no recredenciamento do Ministério da Educação (MEC), onde a instituição obteve conceitos máximos. “A ascensão da 23ª posição nacional em 2021 para a 15ª em 2025 no CWUR é resultado de políticas institucionais eficazes, investimentos estratégicos em pesquisa e ensino e a dedicação de toda a comunidade universitária”, declarou.
O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, celebrou o resultado atribuindo-o ao compromisso da comunidade universitária com a busca da excelência acadêmica e chamou a atenção para a importância de uma política de financiamento para a educação superior pública brasileira que assegure continuidade de investimentos adequados para a formação de qualidade, pesquisa, extensão e infraestrutura. “As universidades públicas são as maiores responsáveis pela produção de conhecimento no país. O financiamento adequado é fundamental para que essas instituições possam avançar na qualidade e continuar contribuindo para o desenvolvimento científico e social”, concluiu Diniz.
Leia também:

A PRF/RN realizará um segundo leilão de veículos do ano de 2025

Tribunal julga culpada empresa do setor atacadista por realizar divisão de contas de cartão de crédito sem permissão no Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte apresenta redução de cerca de 18% nos casos de homicídio doloso durante o ano de 2023
O CWUR é uma lista de classificação global de universidades, abrangendo mais de 700 instituições em 86 países.
O Center for World University Rankings (CWUR) é uma organização que oferece consultoria política, informações estratégicas e serviços de consultoria para governos e universidades, visando aprimorar os resultados em educação e pesquisa.
Desde 2012, a CWUR publica o ranking acadêmico de universidades globais que avalia a qualidade do ensino, a empregabilidade, a qualidade do corpo docente e a pesquisa, sem depender de pesquisas e envios de dados universitários. Em 2019, o ranking foi expandido para listar as duas mil melhores universidades, entre cerca de 21 mil universidades em todo o mundo, tornando-se o maior ranking acadêmico de universidades globais.
Fonte por: Tribuna do Norte
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)