Anielle Franco manifesta interesse em concorrer a uma cadeira no Congresso em 2026
A ministra da Igualdade Racial, Anielle, declara que discutirá o tema com Lula, aduzindo que a candidatura “é sempre uma possibilidade”.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, declarou na quarta-feira (14.mai.2025) que está considerando concorrer a uma cadeira no Congresso Nacional nas eleições de 2026 e que está avaliando essa hipótese com familiares e a direção do PT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração foi feita em um jantar com deputadas e senadoras dos EUA, que estão em visita oficial ao Brasil para reuniões com ativistas e autoridades brasileiras. Afirmou que deve discutir o tema com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que a candidatura “é sempre uma possibilidade”.
A ministra relatou, na reunião com a delegação americana, sua trajetória política após o assassinato de sua irmã, a ex-vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), e os desafios que obteve.
LEIA TAMBÉM:
● Cabo Gilberto é alvo de investigação, e a oposição questiona o indiciamento
● Jaques Wagner anuncia que concorreria à eleição para o Senado em 2026
● O presidente Lula defende a necessidade de regulamentação das redes sociais por meio do Congresso Nacional
Anielle relata ter sofrido ataques e necessita de acompanhamento de segurança. Embora reconheça a relevância do aumento da participação de mulheres negras no Legislativo, expressa preocupações com sua segurança caso seja eleita.
Ao formalizar sua candidatura, será a primeira vez que concorre a um cargo eletivo. Ela lidera o Ministério da Igualdade Racial desde 2023, nomeada pelo presidente Lula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte: Poder 360