ANVISA proíbe produtos Maxx Química devido falhas em boas práticas de fabricação. A agência sanitária interditou a empresa de Parauapebas (PA) em 2025.
Produtos de limpeza são essenciais em muitas casas, e o sabão se destaca por sua utilidade na lavagem de roupas, higienização de superfícies e limpeza da cozinha. Devido à sua importância, qualquer alerta sobre a segurança desses produtos chama a atenção dos consumidores, especialmente das donas de casa.
Em outubro de 2025, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a fabricação, venda, distribuição e uso de produtos da Maxx Química e Sistemas de Limpeza Ltda., com sede em Parauapebas (PA).
A proibição foi resultado de falhas graves nas boas práticas de fabricação, detectadas durante uma inspeção sanitária entre 30 de setembro e 2 de outubro de 2025. A empresa não estava em conformidade com o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 48/2013.
Essa regulamentação garante padrões mínimos de higiene, controle de qualidade e segurança no processo produtivo.
O uso de produtos de limpeza fabricados fora das normas da ANVISA pode apresentar riscos à saúde e à segurança doméstica. A falta de controle técnico pode levar a formulações instáveis, com níveis inadequados de substâncias químicas, causando irritações na pele, alergias, intoxicações ou danos a superfícies.
A presença de componentes não permitidos ou mal dosados pode liberar vapores tóxicos.
A ANVISA reforça que apenas produtos fabricados segundo as boas práticas e devidamente regularizados devem ser utilizados. É importante que o consumidor siga alguns cuidados básicos antes de comprar ou usar qualquer produto de limpeza, como verificar a regulamentação do produto e seguir as instruções do fabricante.
Até o momento, a Maxx Química e Sistemas de Limpeza Ltda. não se manifestou publicamente sobre a decisão da ANVISA. Não há registros de pedido de regularização, defesa ou recurso junto ao órgão. Um consumidor tentou obter um posicionamento da marca por meio de um comentário no Instagram, mas ainda não houve resposta.
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!