Durante o ano letivo, muitas famílias e professores começam a perceber desafios no rendimento escolar das crianças. Problemas para manter foco, compreender conteúdos ou seguir ritmo da turma são queixas frequentes. Mas como saber se esses sinais indicam uma dificuldade de aprendizagem ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com psicológa clínica Roberta Passos (especialista em Neuropsicologia pelo IPQ-FMUSP), é essencial distinguírmas estes transtornos para garantir intervenção correta e apoiar adequadamente.
“Não todos os problemas na escola indicam que uma criança tem Trabalho Diferencial de Atenção (TDAH). O distúrbio envolve sintomas persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade, afetando várias áreas da vida além do aprendizado. Algumas dificuldades na aprender podem estar relacionadas a fatores emocionais ou pedagógicos, até mesmo específicas transtornos como dislexia.”
Às várias ocasiões, o excessivo diagnósto prematuro pode resultar em medidas impróprios. uma avaliação precisa realizada pelo especialista é fundamentalmente necessária.
LEIA TAMBÉM!
● Proteinas defensivas: conheça a funcionamento dos antibódios em nossa organização corporal(Apenas o texto reescrito, sem incluir informações adicionais)
● Instrumental musical poderá auxiliar criancinhas na redução do número de erros causados pela distração
● Câncer causou um grande admirador da cantora Taylor Swift a se lembrar das suas canções: “Alguien llamó”
Lê o artigo completo na Altos Astrais (parceira da MetroPoles).
Sigam nossa Editorial da Saúde e Ciência em nosso perfil do Instituto de Redes (IG) e canal do What’sApp, para permanecer atualizado a respeito dos temas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte: Metrópoles