Balanço aponta que 473.900 pessoas não reconheceram descontos no INSS

450 mil pessoas utilizaram o canal Meu INSS. A central de telefone 135 registrou 30,2 mil ligações.

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(Imagem de reprodução da internet).

Mais de 473 mil pessoas não autorizaram a aplicação de descontos em seus benefícios até a tarde de quarta-feira, conforme declarado pelo presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social, Gilberto Waller Júnior. Esse número representa 98,6% dos pedidos realizados no primeiro dia de operação do sistema destinado a quantificar as vítimas do esquema de fraudes.

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450 mil pessoas utilizaram o canal Meu INSS. A central de telefone 135 registrou 30,2 mil ligações, conforme informado pelo chefe da autarquia.

Na terça-feira, 13, o órgão emitiu alertas para quem teria sofrido prejuízo, por meio do aplicativo da instituição. Segundo Waller, se a entidade infratora não reembolsar a vítima após o prazo de 15 dias úteis, o governo federal deverá calcular o total do prejuízo e avaliar a necessidade de recorrer ao Tesouro.

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Segundo o balanço do INSS, outros 6.720 beneficiários receberam o desconto e não finalizaram a solicitação para recuperar o valor. O esquema de fraudes nos benefícios foi revelado em investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União.

Reiteramos o pedido: estamos atendendo vítimas de fraudes, pessoas curiosas não acessem o sistema, isso dificulta ainda mais o acesso. Vocês já foram informados quem está isento de descontos. Deixe que as pessoas façam os requerimentos naturalmente, afirmou o presidente do INSS.

O INSS informou que todas as pessoas cadastradas na carteira do órgão não foram reconhecidas pelos beneficiários que tiveram valores descontados. A instituição afirma que está monitorando os canais de atendimento e avaliando a necessidade de ampliar as formas de contato com os cidadãos.

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Mais de 9,4 milhões de beneficiários foram notificados. No sistema do governo federal, não é possível determinar o valor que cada um receberá de volta devido aos descontos indevidos.

O cidadão informa apenas se autorizou ou não aquele débito para as associações vinculadas. Conforme a autarquia, a informação será fornecida após o trâmite do instituto com as entidades.

O presidente do INSS afirmou que ainda será necessário determinar o valor total do reembolso. “O que temos a garantia é que todos serão ressarcidos no menor tempo possível”, declarou.

A contestação também pode ser solicitada no site do INSS, utilizando o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Existe também a opção de solicitar o reembolso por telefone, na Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Fonte: Carta Capital

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