Bill Gates destinará US$ 200 bilhões e extinguirá a Fundação Bill e Melinda Gates em 2045

Bilionário critica Musk e prevê o fim de ações filantrópicas devido aos cortes de Trump na assistência externa.

09/05/2025 11h29

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Bill Gates anunciou que destinará mais de US$ 200 bilhões nos próximos 20 anos e encerrará as operações de sua fundação em 2045. O anúncio foi feito na quinta-feira (8.mai.2025) por meio de um comunicado oficial. Em entrevista ao The New York Times, o bilionário também criticou Elon Musk, acusando-o de estar envolvido na “morte das crianças mais pobres do mundo” devido aos cortes na ajuda externa americana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bill Gates escreveu no comunicado: “Decidi devolver meu dinheiro à sociedade muito mais rápido do que havia planejado originalmente”. Ele afirmou: “Doarei praticamente toda a minha fortuna por meio da Fundação Gates ao longo dos próximos 20 anos para a causa de salvar e melhorar vidas ao redor do mundo. E em 31 de dezembro de 2045, a fundação encerrará suas atividades permanentemente.”

Formulário de cadastro

Leia também:

A decisão de antecipar o encerramento da fundação foi uma reação aos recentes cortes no auxílio externo implementados pela administração Trump, que eliminou 83% dos programas de assistência internacional da Usaid, afirmou o bilionário.

Gates mencionou o caso específico da província de Gaza, em Moçambique, onde o financiamento para medicamentos que previnem a transmissão do HIV de mães para bebês foi suspenso. Ele afirmou que os responsáveis pelos cortes confundiram a região com o território palestino de Gaza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A diminuição da assistência externa se estende além dos Estados Unidos. O Reino Unido reduziu seu orçamento de ajuda de 0,7% para 0,3% do PIB. Alemanha e França também enfrentam pressões para cortar seus programas de ajuda internacional.

Na entrevista, Gates manifestou preocupação com os cortes. “Nos últimos 25 anos, alcançamos muito mais do que eu – ou qualquer um – esperava. Reduzimos de 10 milhões para cinco milhões de mortes infantis. Nos próximos 20 anos, é possível cortar isso pela metade novamente?” Ele respondeu: “Com certeza. No entanto, alertou que, com os cortes atuais, “em vez de cair de cinco para 4 milhões, provavelmente subiremos para 6 milhões” de mortes infantis.

Gates declarou: “Ele poderá se tornar um grande filantropo. Paralelamente, o homem mais rico do mundo está envolvido nas mortes de crianças pobres.”

A Fundação Gates foi estabelecida em 2000, quando Bill Gates tinha 44 anos e era o indivíduo mais rico do mundo, e Melinda French Gates tinha 35 anos. A instituição investiu mais de 100 bilhões de dólares em áreas carentes de recursos e auxiliou na salvação de dezenas de milhões de vidas.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.