A homenagem ocorre na CMBH por meio da iniciativa do vereador Bruno Pedralva (PT).
Belo Horizonte deve homenagear Milton Nascimento como cidadão honorário. O evento ocorrerá no dia 16 de setembro na Câmara Municipal de Belo Horizonte, por iniciativa do vereador Bruno Pedralva (PT). O objetivo da homenagem é reconhecer as contribuições do artista para a cultura e a política no município.
Milton Nascimento transferiu-se para Belo Horizonte em 1963.
Nascido em Três Pontas, cidade de Minas Gerais, Bituca consolidou sua obra, que alcançaria o mundo. Além de ser reconhecido “como do mundo e de Minas Gerais”, ele também se torna cidadão do Rio de Janeiro, conforme explica o autor da homenagem.
O Milton deixou um legado que ultrapassa fronteiras, unindo gerações em torno de uma arte que integra raízes mineiras, resistência política e inovação musical. Em parceria com o movimento Clube da Esquina, que teve o bairro Santa Teresa como referência, ele assegurou, em sua voz e canções, visibilidade e reconhecimento para a cultura belo-horizontina e mineira, justificou o parlamentar.
Acompanhe o podcast Visões Populares e esteja informado sobre a política, cultura e lutas populares de Minas Gerais e do Brasil.
Um dos maiores nomes da música popular brasileira, Milton, nasceu no Rio de Janeiro, em outubro de 1942. Após ter ficado órfão de mãe, aos dois anos de idade, e após um período morando com a avó em Juiz de Fora, foi criado em Três Pontas, por pais adotivos.
Após receber seu primeiro violão aos 13 anos, ele fundou, com Wagner Tiso, seu amigo de infância, o grupo vocal “Som Imaginário”. Posteriormente, formou o “W’s Boys”, grupo que se apresentava nos bailes da região, composto por Milton, Wagner e seus irmãos Wesley e Wanderley.
A paixão pela música o acompanhou desde a infância, mas foi após se mudar para Belo Horizonte, com o objetivo de prestar o vestibular em economia, em 1963, que seu caminho se tornou definitivamente ligado à arte. Nessa época surgiu o “clube da esquina”, uma colaboração entre Bituca, Lô Borges, Beto Guedes, Márcio Borges e Fernando Brant, que resultou em dois álbuns com o mesmo nome: Clube da esquina (1972) e Clube da esquina 2 (1978).
Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui.
Milton Nascimento, ao longo de sua trajetória, lançou 42 álbuns e obteve diversos prêmios, incluindo quatro Grammy. Considerado uma das vozes mais expressivas e renomadas da música brasileira, será homenageado em Belo Horizonte.
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Silva, entregou o título de cidadão honorário ao cantor e compositor Milton Nascimento.
16 de Agosto de 2025
17 horas
Câmara Municipal de Belo Horizonte
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!