Black Friday: estimativa é de R$ 147 milhões para economia do DF, de acordo com pesquisa

De acordo com uma pesquisa da Fecomércio-DF, mais da metade dos comerciantes (54,2%) acreditam que essa data é essencial para o sucesso financeiro de suas empresas.

03/11/2023 18h12

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(Imagem de reprodução da internet).

O Instituto Fecomércio do Distrito Federal realizou uma pesquisa com os comerciantes brasilienses para medir as expectativas para o fim de ano, que apontou otimismo em relação às vendas para os últimos meses de 2023.

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Uma pesquisa revela que cada vez mais lojistas em Brasília estão participando da Black Friday.

Segundo um estudo feito entre os dias 18 de setembro e 5 de outubro, a grande maioria das empresas de 16 setores diferentes do comércio e turismo (84,2%) pretende participar das promoções na última semana de novembro.

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A estimativa é que a data injete cerca de R$ 147 milhões na economia do DF e dê início à temporada de compras natalinas.

Segundo os lojistas ouvidos, mais da metade (54,2%) vê a Black Friday como uma data muito importante para o lucro das empresas. Em comparação a 2022, em que esse número foi de 44%, houve um aumento na importância atribuída pelos entrevistados este ano. Além disso, 28,6% acreditam que a Black Friday tem uma média relevância para o desempenho dos negócios. Apenas 17,2% consideram que o período de vendas tem uma importância baixa.

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Ainda segundo a Fecomércio-DF, a adesão das empresas à Black Friday começou há sete anos.

A Black Friday é importante para o comércio brasileiro porque ajuda a vender os produtos que estão há muito tempo no estoque e também promove a renovação das mercadorias para o Natal. Ainda que a maioria dos consumidores prefiram comprar em dezembro, alguns aproveitam as promoções para garantir descontos em produtos mais caros, como os eletroeletrônicos. O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, faz essa avaliação.

A pesquisa revelou que a maioria dos comerciantes (98,3%) espera ter mais vendas em lojas físicas. Apenas 1,7% acredita que terá melhores vendas online (pela internet). É importante destacar que, em 2022, o percentual de vendas maiores em lojas físicas foi de 97,4%.

Itens investigados na Black Friday:

Dos 16 segmentos analisados, os setores de móveis, brinquedos e eletrônicos têm o maior valor médio de compra durante as promoções. Em seguida, estão óticas, produtos para cama, mesa e banho, calçados e vestuários.

A maioria dos lojistas (70%) declarou que vai utilizar alguma estratégia para aumentar as vendas na Black Friday de 2023. Dentre elas, a “promoção” foi a mais mencionada, com 35,2%, seguida pela “divulgação em redes sociais” (22,8%) e pela “diversidade de produtos” (22,1%).

DF
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