Câmara de Deputados autoriza aplicação de emendas parlamentares no pagamento de salários no setor de saúde
Proposta de Alcolumbre e Motta eleva a dependência de municípios em relação a repasses da União para cobrir despesas.
Aprovado na terça-feira (17.jun.2025) pelo Congresso Nacional, o projeto autoriza o uso de emendas de bancadas e de comissões para financiar salários de profissionais de saúde em Estados e municípios. Emendas individuais estão proibidas.
Aprovado com votos simbólicos, porém com manifestações contrárias do PSOL e do Novo, o projeto foi apresentado no final da última semana e conta com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), entre os signatários.
O projeto reforça a relevância de recursos da União para os municípios. Na sessão plenária, parlamentares argumentaram que o projeto eleva a dependência das cidades no financiamento de suas operações. Atualmente, cinquenta por cento das emendas de comissão são aplicados à saúde.
Leia também:
‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais
5 benefícios essenciais do INSS além da aposentadoria que você deve conhecer em 2025
Falência e venda à Electrolux: O colapso de duas gigantes dos eletrodomésticos
O relatório do senador Eduardo Gomes (PL-TO) também inclui regras para que empresas possam obter autorização para receber emendas.
As organizações privadas necessitam possuir sede, estrutura técnica própria, comprovada atuação na área abrangida pela programação orçamentária e demonstrar capacidade técnica e operacional para atuar no âmbito da emenda orçamentária.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)