Camex autoriza Brasil a apresentar consulta sobre aumento tarifário na OMC, relata Alckmin
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, confirmou nesta segunda-feira (4), que o Brasil fará c…

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, confirmou nesta segunda-feira (4), que o Brasil fará consulta na Organização Mundial do Comércio (OMC) em reação à tarifação imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. “O Conselho de Ministros da Camex aprovou o Brasil entrar com a consulta na OMC”, informou Alckmin a jornalistas. “O presidente Lula agora vai decidir quando fazê-lo e como fazê-lo”.
Encerrado na segunda-feira, às 14 horas, o período para votação eletrônica dos membros do Conselho Estratégico da Camex (CEC/Camex) sobre a proposta que autoriza o Ministério das Relações Exteriores a acionar a OMC em relação à tarifação dos Estados Unidos. A votação se iniciou na última sexta-feira (1º).
A proposta contempla recurso à Organização Mundial do Comércio para acionar o mecanismo de solução de controvérsias em relação às medidas tarifárias impostas pelos Estados Unidos da América a produtos brasileiros. A ação, no entanto, provavelmente terá natureza simbólica, considerando que o órgão de apelação da OMC encontra-se inativo devido à ausência de designação do membro norte-americano.
Leia também:

Banco Master: Crise expõe riscos para empresas e fundos de pensão

Lula promete mais cortes na taxa de juros para combater cenário econômico

Produção industrial sobe 0,8% em agosto, aponta IBGE
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)