Comissão Parlamentar Investigativa do INSS é meramente descritiva, afirma líder do governo
José Guimarães, do PT, declara que busca impedir que a oposição utilize uma investigação para fins políticos.
O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou ao Poder360 nesta segunda-feira (12.mai.2025) que o governo trabalhará para evitar que a oposição transforme a operação Sem Desconto, que investiga fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em “palanque político”.
Em sua viagem à China, Guimarães afirmou que a instauração de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS no Congresso neste momento é “factível” e que o foco do governo é esperar que as investigações da Polícia Federal avancem para que tudo seja apurado “às custas de quem doer”.
Guimarães afirmou que, apesar do volume de assinaturas necessário para a criação da CPI mista, a medida não avançará devido a uma estratégia da oposição. “Eles não querem repetir o tiro no pé que foi a CPI do 8 de Janeiro”, declarou. “Não há objeto para instaurar uma CPI agora”.
Leia também:
Senado analisa indicação de Gonet para recondução como procurador-geral da República
‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais
5 benefícios essenciais do INSS além da aposentadoria que você deve conhecer em 2025
A posição de Guimarães é também compartilhada pelo presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara, Rui Cordeiro (Podemos-PB). Cordeiro declarou que os aspectos políticos relacionados à investigação serão tratados na comissão, mas que o momento atual é de aguardar as investigações da Polícia Federal.
Investimento bilionário.
Guimarães acompanha a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Pequim, onde espera que o país asiático anuncie investimentos no Brasil na ordem de R$ 40 bilhões.
As principais ações serão a construção de fábricas de semicondutores e a expansão da rede de restaurantes Mixue no Brasil. A Mixue é a maior rede de fast-food do mundo.
O presidente Lula fará anúncios no encerramento do Fórum China-Brasil, promovido pela ApexBrasil em Pequim, na segunda-feira (12.mai).
Fonte: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)