Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Educação
  3. Como o desentendimento Irã x Israel poderá ser abordado nas provas de acesso ao ensino superior?

Como o desentendimento Irã x Israel poderá ser abordado nas provas de acesso ao ensino superior?

Questões relacionadas ao Oriente Médio aparecem frequentemente em avaliações como o Enem, Fuvest e Unicamp.

Por: Redação ZéNewsAi

25/06/2025 12:07

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Os recentes conflitos no Oriente Médio, notadamente o confronto entre Irã e Israel, certamente serão tema de questões nos próximos vestibulares, conforme opiniões de professores de História e Geografia.

A CNN conversou com cinco docentes que levantaram a hipótese de que o conflito Irã x Israel possa ser abordado como tema de redação no Enem e em processos seletivos como Fuvest, que concede acesso à USP e à Unicamp.

Apresentamos, a seguir, as opiniões dos professores sobre quais e como os conteúdos podem ser avaliados, juntamente com sugestões para orientar os estudos.

Leia também:

MEC Define Estratégias para Universalizar Educação Até 2026 com Metas Ambiciosas

MEC Define Estratégias para Universalizar Educação Até 2026 com Metas Ambiciosas

PPL: Inscrições Disparam em 2025 e Transformam Destino da População Prisional

PPL: Inscrições Disparam em 2025 e Transformam Destino da População Prisional

Gabaritos do 1º Dia do Enem Divulgados: Inep antecipa resultados para 3,5 milhões de estudantes

Gabaritos do 1º Dia do Enem Divulgados: Inep antecipa resultados para 3,5 milhões de estudantes

A temática do Oriente Médio é frequentemente cobrada em exames. O conflito entre Israel e Irã pode ser abordado considerando as motivações históricas e religiosas, assim como as dinâmicas de poder regional e a interferência de potências externas. As avaliações podem apresentar fontes como mapas, gráficos de gastos militares ou excertos de discursos diplomáticos, demandando análise crítica e interpretação de dados por parte do estudante.

O papel de Israel, após sua formação em 1948, e a influência dos Estados Unidos e da Rússia na região, são temas complexos para reflexão dos candidatos, que precisam demonstrar capacidade de compreensão e competência na transformação de informações dos meios de comunicação em argumentos sólidos, visando à boa análise do contexto.

Raphael Augusto de Abreu, professor de História do colégio Progresso Bilíngue Cambuí

O conflito entre Irã e Israel se situa no contexto mais amplo do Oriente Médio. Ademais, as questões relacionadas ao tema raramente são desafiadoras nos exames vestibulares, visto que a complexidade das perguntas se manifesta de forma mais estrutural.

A disputa territorial é uma possibilidade, porém, no caso de Irã e Israel, que não possuem fronteiras terrestres, o conflito assume outra natureza — diferente, por exemplo, de conflitos em Gaza, Síria ou Líbano.

No caso do Irã, o foco recai sobre a questão nuclear e os debates internacionais sobre seus objetivos e possíveis implicações para a região. Os vestibulares podem utilizar o conflito atual como ponto de partida para explorar temas estruturais, como: quais países possuem armas nucleares? O que é o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares? Qual a história da criação do Estado de Israel.

A chave é seguir a linha do tempo do conflito, porém, focar nos elementos estruturais – históricos e geográficos –, visto que é o que geralmente é exigido nas avaliações, em detrimento dos acontecimentos mais recentes.

João Felipe Ribeiro, professor de Geografia da Escola Eleva Urca

O conflito Irã x Israel pode se desenvolver em questões que investiguem as raízes históricas da guerra, incluindo a Revolução Iraniana de 1979 e a percepção do Irã como ameaça à segurança de Israel, além do papel dos Estados Unidos na região. As evidências podem solicitar a identificação e as influências dos principais aliados no conflito, como a relação do Irã com grupos como Hezbollah e o Hamas e o apoio dos EUA a Israel.

Ademais, questões relacionadas ao programa nuclear iraniano também podem surgir devido às atuais tensões. As perguntas podem examinar como esse conflito impacta o equilíbrio de poder no Oriente Médio, afeta o preço do petróleo, com a possibilidade do fechamento do Estreito de Ormuz, provoca crises humanitárias e interfere na política externa de países.

O tema ainda pode ser abordado em conjunto com conteúdos clássicos de História, como colonialismo, disputas territoriais e nacionalismo.

Luiz Felipe Galvão de Oliveira, coordenador de História, Filosofia e Sociologia, e Breno Viana Dias Monteiro, coordenador de Geografia, ambos da Rede Alfa Bem-Humorada.

Preparação para o vestibular: 3 motivos para realizar simulados

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
EnemIrã x IsraelOriente Médio
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Cruzeiro

Cruzeiro fecha com atacante Néiser Villarreal e futuro de Gabigol é tratado!

09/12/2025 11:00 | 1 min de leitura

● Pedro Bial expõe drama com Andrea Bocelli que interrompeu entrevista por tema delicado

09/12/2025 10:46 | 1 min de leitura

● Meteoro Surpreende Moradores do Nordeste: Vídeos e Relatos de Clarão no Céu!

09/12/2025 10:50 | 1 min de leitura

● IA Revoluciona Atendimento e Educação: Tendências e Futuro da Inteligência em 2026

09/12/2025 12:05 | 2 min de leitura

● Mano Menezes anuncia saída do Grêmio após temporada irregular e busca por novos ares!

09/12/2025 12:38 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!