O governo Trump utilizou a lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes. Segundo o governo dos Estados Unidos, o ministro estaria infringindo direitos fundamentais, incluindo a liberdade de expressão, em relação a cidadãos norte-americanos. Na prática, o ministro estaria impedindo qualquer contato com empresas americanas, desde a assinatura de serviços como a Netflix até o uso de cartões de crédito da bandeira americana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A abrangência da decisão poderá ser ampliada, considerando que empresas de outros países tem receio de se relacionar com o ministro e, indiretamente, incorrer em sanções. Indubitavelmente, a punição restringe e dificulta a vida do ministro. Resta verificar como o STF irá responder.
Caso ignorem a aplicação da lei em território brasileiro, obrigando, por exemplo, bancos a concederem cartões de crédito de bandeira Mastercard ou Visa a Moraes, o impasse poderá se intensificar.
LEIA TAMBÉM!
Devido a isso, os bancos podem incorrer em multas bilionárias das autoridades norte-americanas. Já ocorreram casos anteriores em outros países, como no caso do BNP Paribas.
Fonte por: Jovem Pan
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE