Distrito Federal

Corpo de Bombeiros do DF inicia Operação Verde Vivo no combate a incêndios florestais

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta quarta-feira (29/4), a Operação Verde Vivo 2025, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), com foco na prevenção e no combate a incêndios florestais na capital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Operação Verde Vivo, planejada ao longo do ano e iniciada no período de estiagem, visa a atuação do Estado em situações de emergência ambiental decorrentes de incêndios florestais.

Realiza-se um planejamento de controle, sobretudo nas áreas mais impactadas, como as de mata. Além disso, desenvolve-se um trabalho de prevenção com a comunidade, de modo que, durante o período da seca mais severa, todos estejam envolvidos nessa luta, afirmou a vice-governadora Celina Leão (PP), durante a cerimônia de lançamento, na Praça do Buriti.

Em 2024, o Distrito Federal enfrentou a maior seca de sua história, com 167 dias sem chuva. Durante esse período, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal contabilizou 8.554 ocorrências de incêndio em áreas verdes.

LEIA TAMBÉM!

Essas ações são divididas em três fases estratégicas: de preparação e prevenção; de combate; e de desmobilização e avaliativa.

Saiba mais

A Operação Verde Vivo é coordenada pelo Grupamento de Proteção Ambiental (GPRAM) do CBMDF e utiliza veículos especializados, brigadas florestais, aeronaves e ferramentas de georreferenciamento para monitorar as áreas mais vulneráveis a incêndios florestais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação, que representa um esforço conjunto do GDF e dos bombeiros junto aos órgãos ambientais federais, é considerada fundamental para a preservação do Cerrado, das vidas, bem como dos patrimônios público e privado durante os meses mais críticos da estiagem.

Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile