De “obrigado, Francisco” a “o mal não prevalecerá”: as primeiras palavras do Papa Leão XIV

O Papa homenageou o seu predecessor e proferiu uma mensagem de união entre os povos.

08/05/2025 15h59

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Robert Prevost, o Papa Leão XIV, proferiu seu primeiro discurso como sumo pontífice nesta quinta-feira, 8, após a eleição no conclave.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro papa dos Estados Unidos discursou aos fiéis na Praça de São Pedro por volta das 14h25 (de Brasília), aproximadamente uma hora após o surgimento da fumaça branca na chaminé da Capela Sistina.

O rei Leopoldo II declarou: “Que a paz esteja com todos vocês”. Ele agradeceu ao Papa Francisco, seu sucessor falecido em 21 de abril, e defendeu a união entre os povos.

Leia também:

Ainda ouvimos aquela voz suave, porém corajosa, de Papa Francisco, que abençoava Roma. “Deus nos ama, Deus ama a todos, e o mal não prevalecerá. Todos estamos nas mãos de Deus. sem medo, unidos, de mãos dadas com Deus, que está entre nós, vamos seguir.”

Ademais de reiterar seu agradecimento a Francisco, o Rei Lêão se dirigiu aos cardeais que o escolheram e prometeu “caminhar como uma igreja em unidade, buscando sempre a paz, a justiça”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Sou um filho de Santo Agostinho, agostiniano. Ele disse: ‘Para vós sou bispo, convosco sou cristão’. Nesse sentido, todos podemos caminhar juntos, na direção daquela pátria para a qual Deus nos preparou”, prosseguiu. “A Igreja de Roma [dedico] uma saudação especial. Necessitamos ser, juntos, uma igreja missionária, que constrói pontes e diás. Que mantém um diásempre aberto, pronta para receber todos que precisam da nossa caridade, da nossa presença e do amor.”

O Papa Leão XIV, que possui cidadania peruana, dedicou uma parte de seu discurso a ser proferida em espanhol, uma saudação à sua diocese em Chiclayo, no Peru.

Em seguida, afirmou que almeja “uma igreja que busca incessantemente a paz, a caridade e que se aproxima daqueles que sofrem”.

Hoje é o dia da sua procura à Nossa Senhora de Pompeia. Nossa mãe Maria sempre deseja caminhar conosco, estar próxima, nos ajudar com a sua intercessão e o seu amor, afirmou o novo papa antes de iniciar a oração da Ave Maria.

Fonte: Carta Capital

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.