Departamento de Imigração dos EUA defende detenção de estudante brasileiro
O jovem Marcelo Gomes, com 18 anos, foi apreendido por agentes de imigração ao se deslocar para um treino de vôlei.

O diretor do Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos justificou na segunda-feira (2) a detenção do jovem brasileiro, Marcelo Gomes, de 18 anos, estudante do ensino médio em Milford, um bairro próximo a Boston, no estado de Massachusetts.
O aluno seguia para o treino de vôlei, quando foi abordado por agentes do ICE e detido.
“Ele se encontra neste país sem documentos e não vamos abandonar ninguém”, declarou Todd Lyons, diretor interino do ICE, em resposta a perguntas de jornalistas sobre o motivo da detenção do brasileiro. Ele está nos Estados Unidos desde 2012.
Leia também:

Venezuela rejeita anúncio dos EUA sobre recompensa pela prisão de Maduro: “Patético”

Angolanos manifestam-se em Brasília nesta sexta-feira (8) em oposição à repressão brutal no país

Crianças mortas pela fome em Gaza atingem 96, Netanyahu afirma que Israel controlará terras palestinas
A detenção de Marcelo Gomes gerou uma manifestação significativa no domingo (1º) na zona suburbana de Milford, em Boston, onde ele reside.
O diretor da imigração americana comentou sobre o caso ao anunciar os resultados de uma grande operação em Massachusetts, que resultou na detenção de quase 1.500 pessoas no mês passado. A ação faz parte do esforço rigoroso do presidente republicano Donald Trump para aumentar as deportações em massa de imigrantes irregulares.
Lyons e Patricia Hyde, diretora de campo interina das Operações de Execução e Remoção do ICE em Boston, afirmaram que Gomes não era o alvo da investigação que resultou em sua prisão e que as autoridades estavam buscando seu pai, que permanece foragido.
“É óbvio que ele não é o pai do ano, considerando que também trouxe seu filho para uma situação ilegal”, declarou Lyons.
O aluno da Milford High School foi detido ao conduzir o carro do pai, informou Lyons. O diretor interino acrescentou que, quando as autoridades localizam alguém sem documentos, “são tomadas providências”.
“Estamos executando o trabalho que o ICE deveria estar fazendo o tempo todo”. Cumprimos todas as leis de imigração.”
A governadora democrata Maura Healey também foi confrontada pela população e declarou estar “perturbada e indignada”.
O juiz federal determinou, no domingo, que Gomes não seja removido de Massachusetts por pelo menos 72 horas, em sede de uma ação judicial que contesta a legalidade de sua custódia.
O documento afirma que Gomes ingressou nos Estados Unidos com um visto de estudante, ainda que o status desse visto tenha expirado, a ação indica que ele é elegível e pretende solicitar asilo.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)