Os gastos de brasileiros em viagens internacionais atingiram US$ 10,2 bilhões no primeiro semestre de 2025. Esse valor representa um aumento de 10,8% em comparação com o mesmo período de 2024 e é o maior registrado nos primeiros seis meses do ano desde 2014.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações estão registradas no relatório “Estatísticas de Contas Externas” do BC (Banco Central), publicado nesta sexta-feira (25.jul.2025). Segue a íntegra do comunicado (PDF – 387 kB).
A pandemia de Covid-19 causou uma significativa diminuição das viagens internacionais em 2020, devido a restrições de entrada estabelecidas por governos para controlar a disseminação do vírus. Nos anos subsequentes, observou-se uma recuperação gradual, porém com oscilações e flutuações em função do surgimento de novas variantes e das adaptações das exigências sanitárias pelos países.
LEIA TAMBÉM!
A depreciação do real em relação ao dólar nos últimos anos também contribuiu para a diminuição dos gastos em viagens internacionais.
Em 2023, com a vacinação em larga escala e protocolos mais flexíveis, as viagens internacionais retomaram níveis próximos aos da pré-pandemia.
Estrangeiros no Brasil
A despesa com estrangeiros em viagens ao Brasil atingiu um recorde no primeiro semestre de 2025. Totalizaram US$ 4,2 bilhões de janeiro a junho, o maior valor desde o início da série histórica, em 1995. Aumento de 12,9% em relação ao mesmo período de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360