Devido às chuvas, cerca de 8.000 pessoas estão sendo forçadas a abandonar suas residências no Rio Grande do Sul
De acordo com a Defesa Civil, 1.914 indivíduos estão em abrigos e 6.058 em residências de familiares ou amigos. Foram registradas três mortes confirmadas.

As intensas chuvas registradas no Rio Grande do Sul resultaram no deslocamento de quase 8.000 indivíduos, que buscaram abrigo em locais seguros devido ao risco de inundações e deslizamentos. Há três óbitos confirmados e uma pessoa desaparecida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o último relatório da Defesa Civil gaúcha, divulgado na manhã deste sábado (21.jun.2025), 1.914 indivíduos estão em abrigos e 6.058 em casas de familiares ou amigos (desabrigados).
Até o momento, 121 municípios registraram ocorrências devido ao mau tempo, sendo que 18 deles decretaram estado de emergência. Somente Jaguari, no sudoeste gaúcho, declarou calamidade pública.
LEIA TAMBÉM:
● O governo brasileiro realizará uma autópsia no corpo de Juliana Marin
● O governo divulgou o Plano Safra, que destina R$ 78,2 bilhões para a agricultura familiar
● O Ministério da Saúde estende a proteção contra a meningite para bebês
A Defesa Civil comunicou que as forças de segurança estaduais recuperaram 731 pessoas e 137 animais até o momento. Dentre os resgatados, estão os funcionários de um hospital municipal em Paraíso do Sul, na região central do estado, que ficaram isolados após o colapso de uma ponte.
Pelo menos oito rios do estado apresentam nível acima da cota de inundação, com alguns ainda em lenta elevação, incluindo os rios Uruguai e Jacuí.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O tempo permanecerá nublado em parte do estado, incluindo a capital, Porto Alegre, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, conforme previsão do Inmet.
Uma frente fria avança em direção ao sul do Brasil pelo oceano, gerando ventos intensos que podem atingir 70km/h, principalmente na região litorânea do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, conforme informado pelo instituto.
Não existem, ainda, avisos meteorológicos sendo divulgados para a região sul.
A Defesa Civil gaúcha oferece um serviço de alertas meteorológicos via celular. Para se inscrever, é necessário enviar o CEP do bairro por mensagem de texto para o número 40199. Após isso, uma confirmação é enviada.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp, enviando uma mensagem para o número (61) 2034-4611 ou clicando aqui.
O governo do Rio Grande do Sul disponibiliza também outros serviços de informação em tempo real, incluindo o painel que informa a situação das estradas gaúchas.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte por: Poder 360