Dia das Mães: 37% planejam compras online para a data

As compras online se consolidaram como hábito para mais de um terço dos brasileiros, porém, fraudes e golpes digitais representam um problema para o comércio eletrônico.

09/05/2025 11h32

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Dia das Mães é a terceira data de maior impacto para o comércio eletrônico no Brasil, ficando atrás apenas da Black Friday e do Natal. Em 2025, estima-se que 37% dos consumidores realizem compras online na data, embora fraudes online representem uma preocupação, conforme revelado por uma pesquisa da Serasa Experian.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As mulheres são o principal grupo consumidor no Dia das Mães, com forte demanda por roupas, eletrônicos e produtos de beleza ou bem-estar. O público feminino, que corresponde a 66,3% dos consumidores no comércio digital, também é o que mais compra e vende itens online e realiza pedidos de comida.

Entre os homens, as categorias mais consumidas e atividades digitais são apostas esportivas, jogos online e solicitações de cartões de crédito.

Leia também:

Em relação à classe socioeconômica, a classe A é a que apresenta o maior volume de compras online durante a data comemorativa, notadamente em itens como mantimentos, livros e música, conforme dados exclusivos revelados pela CNN.

Golpes na internet.

As compras online são uma tendência para pelo menos 33,4% dos brasileiros, porém fraudes e golpes online representam um desafio para o setor de e-commerce.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a Serasa Experian, cerca de 48,1% dos consumidores abandonaram uma compra devido à falta de confiança no site ou aplicativo, sendo essa a principal razão, ficando em segundo lugar apenas o custo do frete (75,6%).

Com o crescimento do comércio eletrônico, aumentou também o número de sites fraudulentos, roubo de dados e promoções falsas. O Relatório de Identidade e Fraude indica que pelo menos 51% dos consumidores já foram vítimas de fraudes.

Como evitar fraudes online

68% dos trabalhadores estão insatisfeitos com o salário, aponta Serasa

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.