Edith Chapin deixa cargo de editora-chefe da NPR

O editor-chefe justificou sua saída com motivos pessoais, afirmando que a decisão não está ligada aos cortes de orçamento previstos para outubro.

22/07/2025 18h37

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Edith Chapin, editora-chefe e diretora interina de conteúdo da NPR (National Public Radio), anunciou nesta terça-feira (22.jul.2025) sua decisão de deixar a emissora pública norte-americana. Segundo reportagem da própria emissora, a executiva permanecerá na organização até setembro ou outubro deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chapin comunicou à CEO da NPR, Katherine Maher, sua intenção de deixar o cargo há aproximadamente duas semanas. A decisão, segundo ela, é de caráter pessoal e não está relacionada à recente votação do Congresso dos EUA pela eliminação do financiamento federal para a radiodifusão pública.

Chapin afirmou aos colegas que ocupou dois cargos executivos importantes por dois anos e deseja fazer uma pausa, buscando assegurar que seu desempenho continue sendo sempre excelente para a empresa.

LEIA TAMBÉM:

A renúncia da executiva ocorre em um momento crítico para a radiodifusão pública norte-americana, que se depara com a possibilidade de perder o financiamento federal. O corte orçamentário está previsto para começar a valer em 1º de outubro, início do próximo ano fiscal.

A NPR recebe menos de 2% do orçamento proveniente de fontes federais, porém o impacto do corte será significativo para as estações afiliadas. Essas dependem do financiamento federal para entre 8% e 10% de suas receitas, em média. Em algumas estações que atendem comunidades rurais ou tribais, essa dependência pode ultrapassar 50% do orçamento. Para a PBS (Public Broadcasting Service) e suas afiliadas, o financiamento federal representa cerca de 15% das receitas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para diminuir os efeitos dos cortes nas emissoras de rádio afiliadas, a NPR pretende reduzir seu orçamento operacional em 8 milhões de dólares no próximo ano. Essa economia será destinada como apoio financeiro às estações mais impactadas pela perda do financiamento federal.

Chapin afirmou: “Não é um bom momento para fazer isso, mas nunca é um bom momento. Eu precisava escolher uma data e compartilhar minha decisão.”

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.