Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Brasil
  3. Elefante-Marinho Reinado: Filhote Solto no Paraná Após 10 Anos!

Elefante-Marinho Reinado: Filhote Solto no Paraná Após 10 Anos!

Filhote de elefante-marinho retorna à natureza no Paraná! Um caso raro e inédito, resgatado em 2025, é reabilitado pelo PMP-BS e LEC-UFPR. Acompanhe o percurso do animal até a Península de Valdés, na Argentina!

Por: Redação ZéNewsAi

27/01/2026 15:38

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Filhote de Elefante-Marinho Reinserido à Natureza no Paraná

Um filhote de elefante-marinho foi solto no litoral do Paraná nesta quarta-feira, 21. O animal, resgatado no final de 2025, é o primeiro da espécie a ser reinserido pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) após 10 anos de atuação no estado.

O caso raro ocorreu quando a Polícia Militar do Paraná, durante uma ação de monitoramento da orla em Balneário de Monções (PR), encontrou o filhote em 26 de dezembro.

O processo de reabilitação foi conduzido pela equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC-UFPR), por meio do PMP-BS. Segundo a coordenadora do projeto, Camila Domit, a passagem da espécie pela região e o nascimento do filhote no território nacional são inéditos para a ciência. “O fato desse animal estar aqui, o fato dele ser reabilitado e ser devolvido à natureza nos relembra que temos um compromisso com o oceano”, afirmou.

Leia também:

Casal de Santa Catarina Sofre Ataques Online Após Falsa Ligaçao ao Caso do Cão Orelha

Casal de Santa Catarina Sofre Ataques Online Após Falsa Ligaçao ao Caso do Cão Orelha

Hospital Anchieta: Medo e Denúncia Após Suspeita de Morte de Pacientes!

Hospital Anchieta: Medo e Denúncia Após Suspeita de Morte de Pacientes!

Cão Orelha: Tragédia na Praia Brava – Investigação Revela Ataques e Medidas Contra Adolescentes!

Cão Orelha: Tragédia na Praia Brava – Investigação Revela Ataques e Medidas Contra Adolescentes!

Reabilitação do Filhote

Após os procedimentos padrão de resgate, o animal foi direcionado para os cuidados do LEC-UFPR. Os pesquisadores explicaram que o filhote chegou debilitado e com quadro de pneumonia. Durante sua estadia no Paraná, ele passou por exames e foi medicado.

A médica veterinária Juliana Bresciani, responsável pelo acompanhamento, detalhou que o filhote também recebeu uma dieta reforçada, complementada com uma quantidade maior de peixes para ganhar peso e se preparar para o retorno à natureza.

Destino e Percurso

Ao final da reabilitação, o filhote, um macho com 68 kg e 1,80 m de comprimento, foi devolvido para o oceano na região do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, a 14 quilômetros da costa paranaense. A expectativa é que ele viaje cerca de 2.500 km até a Península de Valdés, na Argentina, região onde a espécie se reproduz.

Camila Domit explicou que o local de soltura foi escolhido para evitar o contato do bebê elefante-marinho com humanos e a contaminação com doenças de outros animais. Ao longo do seu percurso, ele deverá realizar paradas em ilhas entre o Brasil, Uruguai e Argentina para descansar e se alimentar.

Monitoramento e Pesquisa

Para acompanhar o filhote durante o percurso, os pesquisadores inseriram um transmissor satelital na cabeça do animal, que se desprenderá em cerca de seis meses. O aparelho funcionará como uma antena e enviará informações sobre o deslocamento e comportamento do animal, incluindo a profundidade e padrões do nado, tempo de submersão e rotas migratórias.

O coordenador geral do PMP-BS, André Barreto, ressaltou a importância dessas informações para a ciência oceânica e a conservação da biodiversidade. “Ainda sabemos pouco sobre a espécie e os primeiros deslocamentos desses animais, assim como é essencial compreender como será a readaptação após a reabilitação”, disse.

Sobre o PMP-BS

O PMP-BS é um projeto que avalia possíveis impactos das atividades de produção em aves, tartarugas e mamíferos marinhos. As equipes monitoram as praias, realizam atendimento veterinário e necropsia de animais encontrados mortos. O projeto cobre a costa desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ) com divisão em 15 trechos.

O LEC/UFPR é responsável pelo Trecho 6, que abrange os municípios paranaenses de Guaratuba, Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
FilhoteParanáPenínsula De Valdés
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Do Micro Ao Macro

Aposentadoria em 2026: Dúvidas e Tendências que Impactam Milhões

27/01/2026 12:03 | 3 min de leitura

● Matheus em Risco Crítico: Enquetes Revelam Rejeição no Paredão do BBB 26!

27/01/2026 10:54 | 2 min de leitura

● Mendes Revoluciona Imóveis em Itajaí: Projetos Personalizados para Elite Exigente!

27/01/2026 11:35 | 2 min de leitura

● Liderança Inspiradora: Lição Surpreendente em "The Good Doctor" Revela Segredos!

27/01/2026 10:05 | 2 min de leitura

● Sahil Bloom: Desvende a Riqueza que Realmente Importa e Transforme Sua Vida (e Negócios!)

27/01/2026 11:38 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!