Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mundo
  3. Embaixada brasileira em Israel emite comunicado com pedido de cautela para cidadãos que desejam viajar para o país

Embaixada brasileira em Israel emite comunicado com pedido de cautela para cidadãos que desejam viajar para o país

A orientação do Ministério das Relações Exteriores iniciou-se em 2023, com o início do conflito entre o Estado de Israel e o Hamas; até o momento, pelo menos 1.413 cidadãos brasileiros deixaram o país com o apoio do governo federal.

Por: Redação ZéNewsAi

17/06/2025 8:02

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Ministério das Relações Exteriores reforçou, na tarde de segunda-feira (16), que mantém, desde outubro de 2023, o alerta consular que desaconselha toda viagem não essencial de brasileiros a Israel. A embaixada brasileira em Tel Aviv emitiu a orientação no início de outubro de 2023. Na ocasião, a embaixada também recomendou que quem se encontrasse no país deixasse. O alerta e a recomendação foram divulgados poucos dias após o grupo militar Hamas atacar Israel, matando e sequestrando civis, inclusive de outras nacionalidades. Desde então, a reação militar liderada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu devastou a Faixa de Gaza, antes controlada pelo Hamas, ceifando milhares de vidas, incluindo as de civis e crianças.

Em poucas semanas, pelo menos 1.413 cidadãos brasileiros e familiares de outras nacionalidades deixaram Israel com o apoio do governo federal. Há poucos dias, dois grupos de gestores públicos municipais e estaduais chegaram a Israel com a justificativa de participar de uma feira de tecnologia e segurança, a convite do governo israelense. Segundo o Itamaraty, o grupo viajou “apesar” da orientação consular dada pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv.

Na última sexta-feira (13), o grupo foi surpreendido pela ação de Israel, que bombardeou o Irã sob o argumento de atingir instalações militares do Irã para evitar que o país desenvolvesse armas nucleares. A retaliação iraniana ocorreu rapidamente e, no mesmo dia (13), mísseis balísticos atingiram Tel Aviv e Jerusalém. Com o conflito, as operações no Aeroporto Internacional de Tel Aviv foram interrompidas e as autoridades brasileiras ficaram retidas em Israel.

Leia também:

Terremoto de 6,5 graus atinge Cidade do México e Acapulco – Pânico e Alarme!

Terremoto de 6,5 graus atinge Cidade do México e Acapulco – Pânico e Alarme!

Trump Alerta sobre Intervenção EUA e Crise no Irã Ameaça Reação Contundente

Trump Alerta sobre Intervenção EUA e Crise no Irã Ameaça Reação Contundente

Crianças em Alerta Vermelho: Evacuação Urgente em Zonas de Confronto!

Crianças em Alerta Vermelho: Evacuação Urgente em Zonas de Confronto!

Com o início dos ataques de Israel ao Irã e o consequente fechamento do espaço aéreo israelense, os dois grupos de autoridades [brasileiras] convidadas [pelo governo de Israel] aguardam informações e providências em relação ao seu retorno ao Brasil, informou o Itamaraty em nota divulgada hoje pouco após a confirmação de que um primeiro grupo de gestores municipais brasileiros conseguiu cruzar a fronteira e chegar à Jordânia de ônibus e em segurança.

Compreenda a disputa entre Israel e Irã.

O Itamaraty informou que este primeiro grupo seguirá para a Arábia Saudita, de onde devem embarcar em um voo privativo com destino ao Brasil. Nélio Aguiar, tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que é um dos primeiros gestores brasileiros a deixar Israel, também faz parte do grupo.

De acordo com o Itamaraty, outras 27 autoridades brasileiras ainda se encontravam em Israel até o início da tarde de segunda-feira. O governo israelense apresentou proposta similar de evacuação por terra até a Jordânia nos próximos dias, para que, conforme a disponibilidade, embarquem em voos comerciais jordanianos de retorno ao Brasil, acrescentou a pasta, garantindo que a Embaixada brasileira em Tel Aviv está em contato com as autoridades israelenses e jordanianas para viabilizar novas operações de evacuação dos brasileiros. O governo brasileiro acompanha com atenção a situação de seus nacionais que se encontram em Israel, incluindo, além de binacionais e turistas, autoridades integrantes de duas comitivas que cumpriam missão oficial naquele país, a convite do governo israelense.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
BrasilConflitoHamasIsrael
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Operação Subida Alerta: Trânsito Intenso na Serra da Cantareira em Retorno de Férias!

02/01/2026 14:23 | 1 min de leitura

● Ethan Hawke: A Versatilidade Surpreendente que Conquistou o Cinema Mundial!

02/01/2026 15:00 | 2 min de leitura

● Previsões Astrológicas Revelam Oportunidades Financeiras Lucrativas em 2026!

02/01/2026 15:08 | 1 min de leitura

● Crianças em Alerta Vermelho: Evacuação Urgente em Zonas de Confronto!

02/01/2026 15:20 | 1 min de leitura

● Bolsonaro Recebe Autorização Histórica para Visitas Familiares em Detenção!

02/01/2026 15:31 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!