Empresas aplicam neurociência para fortalecer o vínculo com os clientes

Especialista explica como a experiência do cliente, o custo de serviço e estímulos cerebrais impulsionam a retenção e as vendas.

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(Imagem de reprodução da internet).

Empresas que visam aprimorar a experiência e a fidelização de clientes têm encontrado na neurociência uma aliada para otimizar resultados.

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Fatimã Bana, fundadora da Rent a CMO, afirma que a união entre a Experiência do Cliente (CX), o Sucesso do Cliente (CS) e os princípios da neurociência possibilita a criação de estratégias mais eficazes.

A executiva afirma que, ao entender como o cérebro reage a estímulos específicos, as marcas podem elevar a satisfação do consumidor e aumentar as vendas.

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A experiência e o sucesso do cliente são a base da trajetória.

CX se refere à percepção que o consumidor desenvolve em cada ponto de contato com a marca.

Já CS é a estratégia para assegurar que o cliente obtenha valor efetivo do produto ou serviço adquirido.

Para Fátima Bana, esses dois pilares se mostram mais eficazes quando associados à análise de estímulos cerebrais.

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Essa estratégia permite reconhecer as emoções que afetam a decisão de compra e a imagem da marca.

Os estímulos sensoriais afetam a avaliação de valor.

A neuromarketing, aplicação da neurociência ao marketing, possibilita identificar os estímulos que geram respostas positivas no cérebro.

As empresas podem empregar cores, sons, texturas e aromas para fortalecer a memória da marca.

A especialista explica que, quando o estímulo provoca uma reação emocional positiva, há uma maior probabilidade de o cliente desenvolver um vínculo mais forte com a empresa.

Essa ligação pode tornar a experiência de consumo mais significativa e promover a fidelização.

Dados auxiliam no ajuste do suporte e do atendimento.

Além de influenciar sensações, os dados da neurociência também possibilitam compreender preferências e comportamentos.

Fátima Bana ressalta que essa informação pode ser aplicada para otimizar a estratégia de relacionamento com o cliente.

Uma ilustração é a avaliação de suporte ágil e eficiente, frequentemente apontada como um fator determinante na fidelização.

Com a identificação dessa tendência, as empresas podem diminuir o tempo de resposta e ajustar seus canais de relacionamento.

A união de setores eleva a fidelização e produz indicações.

A especialista argumenta que a integração entre a experiência do cliente, a ciência do comportamento e a neurociência proporciona uma vantagem competitiva significativa.

Ela afirma que empresas que utilizam essa abordagem conseguem prever demandas, desenvolver experiências personalizadas e otimizar as taxas de fidelização.

Essa estratégia aumenta a chance de o cliente recomendar a empresa e até mesmo se tornar um defensor da marca, afirma Fátima.

Para ela, a neurociência constitui uma estratégia organizada para manter a fidelidade de clientes em um mercado altamente competitivo.

Fonte: Carta Capital

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