Estados Unidos alocam 30 milhões de dólares para instituição humanitária apoiada por Israel
A Casa Branca anunciou apoio à atuação da organização, que está sendo acusada de violar direitos humanos em Gaza.

Os Estados Unidos aprovaram financiamento de 30 milhões de dólares para a Fundação Humanitária de Gaza, organização apoiada por Israel que distribui assistência humanitária na Faixa de Gaza. O anúncio foi feito na quinta-feira (26.jun.2025), em declaração oficial do porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Pigott. A aprovação ocorreu apesar de incidentes fatais registrados nos pontos de distribuição da entidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pigott declarou que o investimento alinha-se à busca pela paz defendida pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano) e o secretário de Estado, Marco Rubio (Partido Republicano).
A GHF iniciou suas operações em maio de 2025, em resposta à pressão internacional para que Israel estabelecesse uma passagem humanitária para a assistência internacional. A organização não conta com o apoio da ONU, que destaca falhas nos princípios humanitários devido à colaboração com forças militares israelenses e segurança privada americana.
LEIA TAMBÉM:
● O desenvolvimento do Forza Motorsport chegou ao fim, segundo um ex-funcionário da Turn 10
● A nova geração de placas NVIDIA alcança 3,69% de utilização na Steam; confira o ranking das RTX 50
● Após a OD e Physint, Kojima pretende concentrar-se em um filme
O secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou que a operação é “insegura” e “mata pessoas”. Há relatos de mortes de palestinos em filas por assistência.
A MSF (Médicos Sem Fronteiras) declarou na mesma data que a GHF é um “massacre disfarçado de ajuda”. Tanto Israel quanto os EUA defendem que a fundação substitua o sistema de distribuição de alimentos coordenado pela ONU.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360