Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mundo
  3. Estados Unidos vetaram a declaração do G7 que visava condenar a Rússia em relação à invasão da Ucrânia

Estados Unidos vetaram a declaração do G7 que visava condenar a Rússia em relação à invasão da Ucrânia

Sete membros restantes do grupo concordaram com uma postura inflexível, contudo, o alinhamento unificado exigia análise dos Estados Unidos, que optou por manter sua autonomia de negociação.

Por: Redação ZéNewsAi

18/06/2025 6:43

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Os Estados Unidos se opuseram a uma declaração contundente do G7 sobre a Ucrânia, que visava condenar a Rússia, durante a cúpula do grupo, finalizada nesta terça-feira (17) no Canadá. O conflito na Ucrânia era um dos principais temas da reunião anual do clube das grandes democracias industrializadas (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Reino Unido e Japão), que ocorreu em Kananaskis, nas Montanhas Rochosas canadenses. “Não haverá declaração separada” sobre a Ucrânia “porque os americanos queriam diluí-la”, explicou um funcionário canadense, em seu último dia de reuniões.

Os outros seis membros do G7 concordaram com uma “linguagem forte”, mas uma declaração conjunta exigia o aval dos Estados Unidos, que argumentou que queria preservar sua capacidade de negociação, acrescentou essa fonte. “Alguns de nós, incluindo o Canadá, poderiam ter ido mais longe”, destacou em entrevista coletiva o primeiro-ministro canadense, Mark Carney. Ele ressaltou que todos concordaram em seguir pressionando a Rússia, inclusive com sanções financeiras.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, foi convidado à reunião, mas não teve a oportunidade de conversar com o colega americano, com quem mantém uma relação tensa. Zelensky se reuniu nesta terça-feira com os outros líderes do G7, horas após um ataque que resultou em pelo menos 14 mortos em Kiev, um dos bombardeios mais graves desde a invasão ordenada pelo presidente russo Vladimir Putin, em fevereiro de 2022.

Leia também:

Trump Retoma Viagem a Davos Após Inesperada Falha no Air Force One!

Trump Retoma Viagem a Davos Após Inesperada Falha no Air Force One!

Trump abre caminho para Corina Machado no governo venezuelano após reviravolta surpreendente!

Trump abre caminho para Corina Machado no governo venezuelano após reviravolta surpreendente!

China Alerta: Apoio Inabalável à ONU em Meio a Crise Geopolítica e Convite de Trump

China Alerta: Apoio Inabalável à ONU em Meio a Crise Geopolítica e Convite de Trump

É importante que nossos soldados sejam fortes no campo de batalha, que permaneçam fortes até que a Rússia esteja pronta para as negociações de paz”, disse Zelensky. “Estamos prontos para as negociações de paz, para um cessar-fogo incondicional. Para isso, precisamos de pressão”. Após essas declarações, Mark Carney, anfitrião da cúpula, anunciou que seu país oferecerá uma nova ajuda militar à Ucrânia de 2 bilhões de dólares canadenses (8,05 bilhões de reais), para drones e veículos blindados. Carney reiterou “a importância de ser solidários com a Ucrânia” e de “exercer máxima pressão” sobre Putin, que tem se negado a se sentar à mesa de negociações.

O presidente francês, Emmanuel Macron, acusou Putin de explorar a tensão internacional entre Irã e Israel para ordenar o ataque a Kiev. “Revela o complexo cinismo do presidente Putin, que utiliza o contexto internacional para intensificar os ataques contra civis”, afirmou Macron aos jornalistas.

A máquina de guerra de Putin

O Canadá também anunciou um novo empréstimo à Ucrânia de 2,3 bilhões de dólares canadenses (9,2 bilhões de reais) para auxiliar na reconstrução de sua infraestrutura e sistemas públicos, e se uniu ao Reino Unido para intensificar as sanções contra a denominada “frota fantasma” da Rússia, empregada para contornar as restrições internacionais sobre suas exportações de petróleo. “Essas sanções atingem diretamente o cerne da máquina de guerra de Putin, restringindo sua capacidade de prosseguir com sua guerra de barbárie na Ucrânia”, declarou o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.

Trump, que frequentemente destaca sua relação favorável com Putin, não ocultou seu ceticismo em relação a possíveis novas sanções contra Moscou. “As sanções não são tão simples”, afirmou, ao enfatizar que qualquer nova medida teria um custo “colossal” para os Estados Unidos. “Claramente, com Trump fora [da cúpula], as discussões podem ser um pouco mais flexíveis, mas também têm menos impacto com a nação mais poderosa ausente”, reconheceu um diplomata de um país do G7, sob condição de anonimato.

Acordo equânime.

Diversos líderes presentes na cúpula esperavam conseguir revogar a ofensiva comercial de Trump, que estabeleceu tarifas de no mínimo 10% sobre a maioria dos produtos importados para os Estados Unidos e representava a ameaça de um aumento adicional das taxas. Contudo, os comentários de Trump ao retornar a Washington minaram parte das expectativas. Como de costume, Trump não poupou críticas aos líderes com quem havia se reunido.

Expressou tristeza com a falta de um “acordo justo” por parte dos europeus para amenizar a guerra comercial com os Estados Unidos, considerando que a pausa para a aplicação de tarifas incide em 9 de julho. “Faremos um bom acordo ou eles simplesmente pagarão o que nós determinarmos que paguem”, alertou o presidente americano. Também criticou Macron, um “cara simpático”, mas que “nunca compreende nada”, visivelmente irritado ao ouvir o presidente francês falar em seu nome sobre seus planos para resolver o conflito entre Israel e Irã. A cúpula do próximo ano do Grupo dos Sete será realizada em Evian, um balneário francês conhecido por sua água mineral característica, anunciou Macron nesta terça-feira.

Com informações da AFP

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
ConflitoEstados UnidosG7RússiaUcrâniaZelensky
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

TV e Cinema

“Pecadores” Lidera a Corrida ao Oscar com Recorde de Indicações e Surpresas!

22/01/2026 14:13 | 1 min de leitura

● Vídeos Revolucionam a Comunicação Corporativa: Novo Curso de IA Gratuito!

22/01/2026 14:17 | 2 min de leitura

● "Patinando no Amor": Triângulo Amoroso e Família em Nova Série da Netflix!

22/01/2026 14:23 | 1 min de leitura

● EUA: Crescimento Econômico Surpreende e Acelera em 2025 – Análise Impactante!

22/01/2026 14:31 | 1 min de leitura

● Lula Exalta "O Agente Secreto" e Indicações ao Oscar 2026!

22/01/2026 12:46 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!