Estudo: 87% das pessoas desejam ser mais sustentáveis, porém apenas 35% alteram seus hábitos

Preço é o principal obstáculo para a adoção de medidas com menor impacto climático por parte dos brasileiros.

22/05/2025 18h03

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(Imagem de reprodução da internet).

De acordo com o Índice Setorial de Sustentabilidade (SSI) da Kantar, 87% dos brasileiros expressam o desejo de realizar escolhas mais sustentáveis, porém apenas 35% estão alterando conscientemente seus hábitos.

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Trinta e cinco por cento dos entrevistados consideram que hábitos sustentáveis são excessivamente caros, o que os impede de adotá-los. Trinta e três por cento afirmam que falta informação suficiente sobre o assunto e, em terceiro lugar, vinte por cento acredita que é impossível determinar com precisão o impacto ambiental ou social dessas ações.

A pesquisa fundamenta-se em entrevistas com aproximadamente 23 mil consumidores em 22 mercados. No Brasil, foram conduzidas mil entrevistas entre novembro de 2024 e janeiro de 2025.

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A análise dos dados nacionais em relação aos dados globais revela que 85% das pessoas desejam adotar decisões mais sustentáveis, contudo, apenas 29% estão implementando mudanças comportamentais ativamente.

Na América Latina, a pesquisa formulou as mesmas questões especificamente para o México, onde 94% dos entrevistados manifestaram o desejo de adotar decisões mais sustentáveis, porém apenas 35% colocaram essa intenção em prática.

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Então, percebe-se que isso não é uma questão só do Brasil ou específica de determinadas culturas, é um desafio que pessoas do mundo inteiro estão enfrentando, afirmou Rafael Farias Teixeira, executivo de marketing da Kantar Brasil, à CNN.

Marcas e sustentabilidade

O estudo também indagou aos mil entrevistados sobre as ações sustentáveis e sociais adotadas pelas empresas. Os resultados indicam que 58% dos brasileiros afirmaram ter presenciado ou ouvido informações falsas ou enganosas acerca das iniciativas sustentáveis das marcas. Esse valor representa um aumento de oito pontos percentuais em comparação com a edição anterior da pesquisa.

Cinquenta e cinco por cento dos entrevistados relatam ter experimentado ou utilizado marcas com um impacto ambiental ou social mais positivo, ou demonstram abertura a essa ideia. Adicionalmente, cinquenta por cento das pessoas afirmam ter comprado menos ou interrompido a compra de determinados produtos/serviços em razão de seu impacto ambiental ou social negativo.

Fonte: CNN Brasil

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