Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Governo brasileiro analisa ações para interromper laços militares com Israel

Governo brasileiro analisa ações para interromper laços militares com Israel

Em janeiro, o governo já havia cancelado a aquisição de blindados israelenses, previamente planejada pelo Ministério da Defesa, devido à situação em Gaza.

Por: Redação ZéNewsAi

13/06/2025 15:45

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O governo brasileiro analisa ações para interromper vínculos militares com Israel devido às ações de Tel Aviv na Faixa de Gaza, consideradas por Executivo como um genocídio da população palestina. A informação foi confirmada pela Assessoria Especial do presidente da República. O assessor-chefe especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Celso Amorim, declarou à Agência Brasil que é necessário adotar medidas consonantes com princípios humanitários. “Pessoalmente, considero que a intensificação dos massacres em Gaza, que representam um verdadeiro genocídio com milhares de civis mortos, incluindo crianças, não pode ser minimizada. O Brasil precisa, inclusive, por meio das medidas adequadas, ser coerente com os princípios humanitários e de direito internacional que sempre defendeu”, afirmou. Nesta semana, Amorim recebeu um grupo de 20 parlamentares e outras lideranças que solicitaram ao governo o rompimento das relações diplomáticas e comerciais com o Estado de Israel.

Inicialmente, este ano, o governo cancelou a aquisição de veículos blindados israelenses, previamente planejada pelo Ministério da Defesa, devido à situação em Gaza. O governo avalia que o rompimento das relações diplomáticas seria um cenário delicado e complexo, podendo afetar brasileiros residentes em Israel e os palestinos, com o fim do contato com Tel Aviv. Assim, o governo entende que a interrupção das relações militares, com a suspensão de contratos e cooperação nesse setor, pode ser uma medida apropriada à escalada da violência e do cerco contra a Faixa de Gaza e os palestinos, incluindo a expansão dos assentamentos israelenses na Cisjordânia, considerados ilegais pelo direito internacional.

Pressão social e política.

Ao deixar a reunião com Amorim, a deputada Natália Bonavides (PT-RN), que articulou o encontro, afirmou que o governo está avaliando essas medidas e poderá anunciar “nos próximos dias” ações relacionadas a esse tema. “É um expurgo que está sendo televisionado. O Brasil tem desempenhado um papel importante nesse tema ao longo da história. E o presidente Lula, inclusive, vem denunciando o genocídio desde o início e vimos pedir que o Brasil tome medidas efetivas, adote sanções, que inclusive são respaldadas pelo direito internacional. É desumano. Se a gente naturaliza a barbárie, a maldade no mundo não tem limites”, comunicou em uma rede social. Há um aumento no movimento pela ruptura dos vínculos entre Brasil e Israel.

Leia também:

Arthur Lira critica atuação do STF e defende autonomia do Congresso em relação ao Orçamento

Arthur Lira critica atuação do STF e defende autonomia do Congresso em relação ao Orçamento

Justiça Argentina Determina Extradição de Brasileiros Condenados no Caso 8 de Janeiro

Justiça Argentina Determina Extradição de Brasileiros Condenados no Caso 8 de Janeiro

Lula sob investigação: CPMI do INSS avalia convocar filho de Lula, Fábio Luís

Lula sob investigação: CPMI do INSS avalia convocar filho de Lula, Fábio Luís

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) divulgaram carta aberta ao governo solicitando que a Petrobras cesse a venda de petróleo a Israel. “Atualmente, é evidente a necessidade urgente de um embargo global total de energia e armas para interromper o genocídio, além de desmantelar o apartheid e a ocupação ilegal por Israel”, afirmaram as federações, em comunicado conjunto. O movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS), liderado por palestinos, tem promovido boicotes contra Israel há anos em resposta à ocupação ilegal da Cisjordânia e ao cerco à Faixa de Gaza, que se estende desde 2007. Israel considera o BDS como ameaça à existência do Estado israelense e o vê como tentativa de deslegitimar Israel perante a comunidade internacional, visando prejudicar sua economia.

Publicado por Luisa Cardoso com informações da Agência Brasil

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
BrasilGazaGenocídioIsrael
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil registra queda histórica na natalidade: dados alarmantes do IBGE em 2024!

10/12/2025 10:03 | 1 min de leitura

● Leonardo e Band em Luto: Morte de Assessora-Chave de Leonardo Dias

10/12/2025 9:37 | 1 min de leitura

● Haddad Comenta Aprovação de Lei Severa Contra Devedores Contumazes em 2025

10/12/2025 10:00 | 1 min de leitura

● Shadow AI: Crescimento Preocupante da Inteligência Artificial Paralela no Brasil e no Mundo!

10/12/2025 9:34 | 2 min de leitura

● ABComm Projeta Faturamento de R$ 224,7 Bi no Natal, Impulsionado por E-commerce e IA

10/12/2025 10:04 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!