Governo declara luto oficial de três dias pelo falecimento de Pepe Mujica
Com 89 anos, o ex-mandatário enfrentava um câncer de esôfago, detectado em maio de 2024.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento de José Alberto Mujica Cordano, conhecido como Pepe Mujica. A determinação foi divulgada em edição extraordinária do Diário Oficial da União na terça-feira, 13.
Em nota, o presidente Lula lamentou o falecimento de Mujica, aos 89 anos, em Montevidéu. “Amanhei em Pequim com a triste notícia de que Pepe Mujica partiu hoje, nos deixando cheios de tristeza, mas também de muitos aprendizados. Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego”, declarou.
O Ministério das Relações Exteriores também lamentou a morte do ex-presidente e destacou o seu legado. “Grande amigo do Brasil, o ex-presidente Mujica foi um entusiasta do Mercosul, da Unasul e da Celac, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina”, afirmou o Itamaraty.
Leia também:

Alexandre Frota perde mandato e encerra disputa política após caso Wyllys

Moro é réu no STF: Primeira Turma mantém acusação por acusações contra Gilmar Mendes

Celso Sabino sob risco de expulsão do União Brasil após manobra política
Em março de 2025, Lula se reuniu com Mujica durante sua ida a Montevidéu para participar da cerimônia de posse do presidente do Uruguai, Yamandú Orsi. “Sempre que o Mujica fala, eu respeito muito, porque o Mujica é uma das pessoas que estão acima da média dos seres humanos”, disse Lula na ocasião.
Pepe Mujica foi um político uruguaio, conhecido por seu estilo de vida simples e suas posições progressistas.
Em 20 de maio de 1935, nascido em Montevidéu, capital do Uruguai, Mujica estava próximo de completar 90 anos. Ele foi o 40º presidente do Uruguai, tendo exercido o cargo entre 2010 e 2015.
A presidência de Mujica resultou em avanços sociais e econômicos no Uruguai, notadamente pela imagem do líder, marcada pela preferência por um estilo de vida simples e distante de luxos.
Sob a presidência de Mujica, em 2013, o Uruguai iniciou o processo que culminou com a legalização da maconha no país. Além das transformações culturais e legais, a esquerda uruguaia, com Mujica e Tabaré Vazquez à frente, promoveu um crescimento do PIB per capita de três vezes – passando de 4.720 para 15.560 dólares.
Fonte: Carta Capital
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)