Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Economia
  3. Governo Lula considera que o decreto e a revogação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) dificultaram a implementação da Medida Provisória do setor elétrico

Governo Lula considera que o decreto e a revogação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) dificultaram a implementação da Medida Provisória do setor elétrico

A conta de luz não obteve o mesmo destaque que o anúncio das alterações no Imposto sobre Operações Financeiras.

Por: Redação ZéNewsAi

23/05/2025 16:19

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A decisão de avançar e recuar do governo Lula (PT) em relação à alteração no Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF, obscureceu outra medida relevante lançada pelo petista nesta semana: o projeto de Medida Provisória que visa à reforma do setor elétrico. É o entendimento de integrantes do Palácio do Planalto, que consideram que o “embaraço” poderia ter sido evitado.

A principal polêmica foi o anúncio prematuro do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), acerca do aumento do IOF. O ministro divulgou a medida na B3, em São Paulo, 15 minutos antes da coletiva de imprensa dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, que estava agendada para a quinta-feira, 22.

A proposta de Fernando Haddad (PT) era divulgar o aumento do imposto após o fechamento do mercado financeiro, às 17h. Isso desagroudou o ministro dos Transportes, que soube da medida pela imprensa. O anúncio não oficial já havia sido registrado por diversas emissoras e jornais.

Leia também:

Alckmin Revela: Brasil Quebra Recordes na Balança Comercial de 2025!

Alckmin Revela: Brasil Quebra Recordes na Balança Comercial de 2025!

Petrobras Suspende Perfuração do Poço Morpho Após Vazamento Grave no Atlântico!

Petrobras Suspende Perfuração do Poço Morpho Após Vazamento Grave no Atlântico!

INSS: Aposentados Recebem Alerta Urgente e R$ 2,8 Bi em Reembolso!

INSS: Aposentados Recebem Alerta Urgente e R$ 2,8 Bi em Reembolso!

Diante da controvérsia, o ministro Haddad foi questionado por volta das 15h sobre o vazamento. Rapidamente, o petista afirmou que seu ministério, nem o da ministra Simone Tebet (MDB), foram responsáveis por vazar a informação, pois ambos seguiram todos os protocolos estabelecidos. “Nós seguimos o protocolo. Se alguém não seguiu, o problema é dessa pessoa”, declarou.

Após algumas horas, às 23h, o Ministério da Fazenda revisou parcialmente a decisão sobre a aplicação de fundos de investimentos brasileiros em ativos no exterior. A taxa anterior de zero percentual seria elevada a 3,5% por meio de decreto, mas agora retorna a zero.

A decisão foi tomada em reunião de emergência no Palácio do Planalto, com os ministros da Casa Civil, Rui Costa (PT); das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT); e da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira.

O excesso de informações e a proliferação de conteúdos nas plataformas digitais geram um ruído significativo, dificultando a atenção e a concentração.

As redes sociais e a imprensa noticiaram amplamente o IOF. Retomaram-se os memes referentes a “Taxad”, sendo acompanhados pela Secom. Até mesmo a “ameaça Nikolas Ferreira (PL-MG)” foi observada, com a expectativa de que o deputado pudesse criar novos vídeos questionando as ações do governo.

A análise indica que a medida obscureceu a atuação da MP no setor elétrico, o que poderá ampliar a isenção na conta de luz e beneficiar até 60 milhões de pessoas.

O governo planejava realizar uma cerimônia para o lançamento da MP na quinta-feira, 15 de maio, contudo, o evento foi cancelado devido à presença de Lula na residência do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica.

A assinatura ocorreu sem cerimônia, em uma reunião restrita no Palácio do Planalto, com a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Para aumentar a visibilidade, que acompanha das ações que o governo considera como cruciais para recuperar a popularidade instável, a Secom prepara uma grande campanha publicitária sobre a nova tarifa social. A intenção é que materiais sejam exibidos em emissoras de televisão e na internet, destacando como uma das mais importantes medidas da terceira gestão de Lula, como afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Fonte: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
conta de luzIOFMedida Provisóriasetor elétricotarifa social
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Lula Veta PL da Dosimetria: Congresso em Crise e Acusações de Vingança!

08/01/2026 12:59 | 2 min de leitura

● Cimento Apodi Revoluciona Carnaúba, Transformando Resíduos em Energia Renovável!

08/01/2026 16:18 | 1 min de leitura

● Lewandowski Surpreende: Renúncia ao Cargo de Chefe da Justiça em 2026!

08/01/2026 13:08 | 1 min de leitura

● FedEx Revoluciona Atuação no Brasil: Mudança Estratégica em 2026!

08/01/2026 16:21 | 2 min de leitura

● ChatGPT Health: OpenAI Revoluciona Saúde com IA, Segurança e Validação Clínica!

08/01/2026 13:15 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!