Guterres identifica “virada perigosa” no Oriente Médio e solicita o encerramento do “círculo de retaliações”
Após o ataque dos Estados Unidos ao Irã, o secretário-geral da ONU declarou que o povo da região “não pode suportar mais um ciclo de destruição”.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou neste domingo (22) para o risco de um novo ciclo de destruição e retaliações no Oriente Médio, após os ataques dos Estados Unidos contra o Irã. Segundo ele, a ofensiva representa uma “guinada perigosa” na região. “Condeno qualquer escalada militar no Oriente Médio. As pessoas da região não podem suportar outro ciclo de destruição. E, no entanto, agora corremos o risco de cair em um ciclo de retaliação após retaliação”, afirmou Guterres, durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU.
O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, também manifestou preocupação com o risco de expansão do conflito e solicitou “máxima moderação”. Para ele, ainda existe uma “janela de oportunidade para retomar o diáe a diplomacia”. Caso contrário, alertou, “a violência pode atingir níveis impensáveis e o regime global de não proliferação nuclear corre o risco de colapsar”.
Grossi declarou que os bombardeios provocaram danos visíveis nas instalações da Fordow, principal centro de enriquecimento de urânio a 60% no Irã, o que sugere o emprego de munições perfurantes pelos Estados Unidos. Contudo, segundo ele, ainda não é possível determinar a extensão dos danos subterrâneos. “Ataques armados contra instalações nucleares nunca deveriam ocorrer”, reiterou, enfatizando os riscos de contaminação radioativa.
Leia também:

EUA confirmam morte de dois narcotraficantes em ataque a lancha no Pacífico

Chanceler da Argentina renuncia quatro dias antes das eleições em meio à crise financeira

Presidente do Louvre admite falhas na segurança após roubo: ‘Muito insuficiente’
Irã promete vingança após ataque dos EUA e diz que programa nuclear ‘persiste’. Brasil condena ataques a usinas nucleares no Irã e pede solução diplomática para o conflito no Oriente Médio.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)