Guterres identifica “virada perigosa” no Oriente Médio e solicita o encerramento do “círculo de retaliações”
Após o ataque dos Estados Unidos ao Irã, o secretário-geral da ONU declarou que o povo da região “não pode suportar mais um ciclo de destruição”.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou neste domingo (22) para o risco de um novo ciclo de destruição e retaliações no Oriente Médio, após os ataques dos Estados Unidos contra o Irã. Segundo ele, a ofensiva representa uma “guinada perigosa” na região. “Condeno qualquer escalada militar no Oriente Médio. As pessoas da região não podem suportar outro ciclo de destruição. E, no entanto, agora corremos o risco de cair em um ciclo de retaliação após retaliação”, afirmou Guterres, durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU.
O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, também manifestou preocupação com o risco de expansão do conflito e solicitou “máxima moderação”. Para ele, ainda existe uma “janela de oportunidade para retomar o diáe a diplomacia”. Caso contrário, alertou, “a violência pode atingir níveis impensáveis e o regime global de não proliferação nuclear corre o risco de colapsar”.
Grossi declarou que os bombardeios provocaram danos visíveis nas instalações da Fordow, principal centro de enriquecimento de urânio a 60% no Irã, o que sugere o emprego de munições perfurantes pelos Estados Unidos. Contudo, segundo ele, ainda não é possível determinar a extensão dos danos subterrâneos. “Ataques armados contra instalações nucleares nunca deveriam ocorrer”, reiterou, enfatizando os riscos de contaminação radioativa.
Leia também:
Maduro e Erdogan discutem presença militar dos EUA no Caribe e fortalecem aliança
Luís Roberto Barroso Eleito “Herói” pelo Financial Times em Lista Global de 2025
Argentina Volta ao Crédito Internacional com Novo Título de Dívida em USD
Irã promete vingança após ataque dos EUA e diz que programa nuclear ‘persiste’. Brasil condena ataques a usinas nucleares no Irã e pede solução diplomática para o conflito no Oriente Médio.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)