Guto Zacarias reúne assinaturas para apresentar requerimento à CPI do INSS em São Paulo
Deputados e senadores também apresentaram requerimentos para a criação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e Comissões Parlamentares de Inquérito Multipartidárias (CPIMs) em nível nacional.

O deputado estadual Guto Zacarias (União) obteve o número mínimo de assinaturas necessárias para protocolar na Assembleia Legislativa de São Paulo o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É inaceitável que aposentados e trabalhadores tenham seus benefícios desviados por fraudes. Com a instalação desta CPI, forneceremos um passo decisivo para investigar, identificar os responsáveis e buscar soluções legislativas e administrativas que impeçam a repetição desses crimes”, argumenta Zacarias.
A investigação da Polícia Federal aponta que empresas teriam cobrado de aposentados e pensionistas aproximadamente R$ 6 bilhões, no período de 2019 a 2024.
LEIA TAMBÉM:
● Ministro Barroso refuta alegações de caráter autoritário do Poder Judiciário no Brasil
● PT, PDT e Podemos se opõem à escolha de Ricardo Ayres para liderar a investigação
● Moraes indeferiu novo recurso e mantém pena de 14 anos de reclusão para ‘Débora do Batom’
Na esfera federal, parlamentares também se articularam para protocolar pedidos de abertura de CPI e de CPMI.
Em São Paulo, o presidente da Assembleia Legislativa deverá instaurar a comissão, a ser formada por nove deputados titulares e nove suplentes, com prazo de 120 dias para a finalização dos trabalhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Assembleia tem a responsabilidade de atuar com determinação para salvaguardar a população, notadamente os mais vulneráveis, declarou Guto Zacarias.
forma clara
Fonte: CNN Brasil